Dicas para a Construção Eficiente de Sites e Páginas Internet - Crie Sites que Vendem...

Por Edson A. Franzen - engenheiro programador, proprietário da Net Br@zil

Aprendemos na prática como ficar na primeira página do Google!
As dicas desta página são vendidas na internet, mas para você é grátis...

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Pedido de Compra

       Em 1993 e 1994 já brincava com BBS. Montamos uma BBS comercial em 1995, juntamente com outros sócios, nos moldes da Sul BBS, a maior do Brasil de então, inclusive usando o mesmo programa de gerenciamento dela. Comecei a fazer páginas Internet em 1995 e 1996. Ainda encontro minhas antigas páginas no cache histórico do Google, que guarda páginas do passado.

       Iniciei a NBZ em Junho de 2002. Mesmo com experiência de 18 anos na Informática que tinha na época, e 10 anos em Serviços on-line e Internet, tenho errado e aprendido muito nestes últimos anos e meses.

       Por isso, se você me permitir, mesmo desconhecendo qual seu nível de conhecimento sobre este assunto (Criação de Websites e Marketing na Rede), que pode ser igual ou superior ao meu, gostaria de dar algumas dicas, algumas minhas próprias, e outras compiladas aqui de vários autores.

       Hoje vivemos de vendas pela internet, e usamos estas dicas em nossos sites e portais. Estas dicas vão permitir que seus futuros sites tenham a eficiência e aparência necessária.

1. Saiba que não existem Milagres: "Comece a Ganhar ainda Hoje!"

Não acredite em tudo o que vê na internet. Principalmente quando se tratar de “milagres” como vendas já no primeiro contato.

O marketing tem a ver com construir relações.

É o processo de construir relações de amizade, relações de confiança.

Não tem nada a ver com transações.

Este exemplo é clássico:  

Imagine que você conheceu uma linda e interessante mulher (minhas leitoras, usem a imaginação e façam as adaptações: Gianechinis...). Suponha que no primeiro encontro, você a convida para jantar. O que aconteceria se depois de sentarem à mesa, você dissesse ou escutasse um “quer casar comigo?”?

É quase certo que não funcionaria.

O marketing tem a ver com construir relações pessoais.

- requer tempo,

- requer esforço,

- requer compromisso,

para gerar confiança e credibilidade e relações de longo prazo.

Por isso é que a paixão é necessária: as vendas não acontecem magicamente e você deverá ser paciente. Se o motivo não está dentro de você, a motivação não virá de fora.

Como no exemplo do jantar, você deve estar preparado(a), pois será necessário mais de um "encontro" com o consumidor antes que a venda aconteça.

Eu chamo de rodear. O internauta comprador normalmente visitará seu site mais de uma vez. Inclusive pode até preencher o Pedido de Compra, enviar, e não consumar o pagamento.

Não desista dele!!

Mande um email para ele de 7 a 10 dias depois perguntando se precisa de auxílio para terminar a compra.

Mande outro 20 a 25 dias depois e um 30 dias depois.

Depois disto, mantenha ele na sua lista de envio de propaganda de novos produtos.

Mantenha-o informado da atualização de novos produtos e principalmente daquele que ele supostamente comprou.

Ele pode ainda “rodear” mais um pouco, e um belo dia você vai ver o pagamento dele depositado na sua conta!!

Muita paixão significa antes de mais nada construir relações de longo prazo, como um casamento. Lembre-se que entre namoro, noivado até o casamento são no mínimo muitos meses...

 

2. Use Frames Raramente em seu site e nunca menus em Flash
       Primeiro exemplo, e bem claro de meus erros na criação de páginas Internet, está no próprio site NBZ até outubro de 2003. O número de páginas de informação no site NBZ hoje passa de 5000, tendo mais de 40.000 usuários diferentes acessando todo mês (500 mil hits mês). Todavia, se você procurar no Google, Alta Vista e AllTheWeb, que usam robôs de pesquisa, você vai encontrar umas poucas páginas e cabeçalhos (até novembro de 2003). Por quê?
       Usei frame em todas as páginas secundárias!! Os robôs de pesquisa não entram em páginas referenciadas por frames e também não entra em menus flash...

       Portanto lá vai a segunda dica: Evite ao máximo o uso de frames, e nunca use menus flash, se você quiser que o conteúdo de suas páginas apareça em buscadores como o Google, Alta Vista, All The Web...

3. Faça Páginas para os Clientes encontrarem nos Sistemas de Busca
       Meu site NBZ inicialmente, em 2002, foi construído às pressas, pois precisamos iniciar a faturar. Todavia, pela quantidade de informação, este "às pressas", significou quase 3 meses. Por causa dessa pressa, as Meta Tags (códigos inseridos nos campos Meta Description, Meta Keywords, Meta Robots, Meta Abstract, Meta Revisit), eram únicas: o mesmo texto para todas as páginas. Outro erro grave, apesar de ter colocado um monte de palavras que achava que abrangia todas as possibilidades de procura.
       A terceira dica: Crie suas páginas pensando (focando) nas palavras chaves para os sites de busca. Isto mesmo. O princípio da construção de página Internet é como vão encontrar esta página Internet.
       Crie uma lista com as palavras chaves e frases que os internautas usam para procurar sites como o seu em buscadores. Crie títulos e descrições para sua lista. E principalmente faça os nomes de domínio e os nomes dos diretórios pensando em nomes que são buscados nos sistemas de busca como google, yahoo,

4. Site Desatualizado, Site Não Mais Visitado
       O site precisa estar atualizado constantemente. Se alguém visita seu site, se interessa pelo assunto e páginas, e visita tudo que pode, como eu faço, se daqui uns dias ou meses, ele visitar de novo, e encontrar a mesma coisa, não voltará mais. Portanto é necessário criar mecanismos que atualizem constantemente seu site.
       Para isto, no NBZ, criei alguns links que chamam sites que são atualizados diariamente, como Notícias da Agência Estado, Cidades, mapas, sites de contabilidade com Legislação atualizada, CEPs dos correios, cotação do dólar, tradutor, cotação do dólar, clima/tempo etc. Todavia, o ideal é que se mantenha atualizado de informações que são o assunto principal do site, motivo pelo qual seu usuário chegou até ele. O site NBZ peca neste ponto: precisa estar sendo constantemente atualizado no assunto hospedagem, Internet e Web Designer. Estou tentando reverter esta falha, principalmente com a abertura de áreas para colaboradores, uma vez que faço hoje tudo sozinho.

       Portanto minha dica é: Montar uma estrutura que permita facilmente atualizar o site constantemente, nem que para isto se crie chat, livro de visitas, news, fóruns, blog, abertura para contribuição voluntária...

5. Crie Seu Site Pensando em Informação “Quase” On-line
       Isto mesmo. Se você está pensando em fazer um site estático, com somente informações do que você faz, quanto custa e como encontrá-lo, não espere muita interatividade, audiência ou fechamento de negócios. Isto porque seus concorrentes hoje estão fazendo sites on-line, dinâmicos, interativos, cheios de conteúdo.

       Veja a diferença entre estes tipos de sites na tabela abaixo:

Tipo de Site Outros Nomes Características
Site off-line Institucional

(era a tendência da criação de sites até o ano 2001)
- Estático
- Não é atualizado constantemente
- A resposta ao cliente pode ser demorada
- Algumas páginas explicando quem é a empresa, o que faz e vende, uma página de comunicação com o cliente.
- O cliente não faz compra alguma, somente toma conhecimento ou pede mais informações, que pode demorar para chegar.
Site on-line Loja Virtual
Site de e-commerce
Site de e-market

(é a atual tendência na criação de sites)
- Dinâmico e interativo.
- É atualizado constantemente.
- A resposta ao cliente deve ser rápida.
- Melhor interação e atendimento ao cliente.
- O cliente pode fazer sua compra ou pedido de serviço, tendo a satisfação do atendimento inicial cumprido.
- Maior conhecimento e percepção da marca.
- Expansão do alcance geográfico de atuação (sai da loja física).
- Maior faturamento e participação de mercado.
- Redução dos custos operacionais (mais vendas, com menos vendedores, menos papel e menos tempo gasto).
- Processos agilizados, redução de erros e maior produtividade.
- É possível fazer venda orientada (um exemplo disto é a recomendação de produtos: um cliente que compra um determinado artigo pode ter interesse em comprar outro - a loja virtual NBZ sugere outros artigos que são equivalentes ao que se está comprando).
- Pode-se criar facilmente programas de fidelidade.
- Acompanham e analisam o comportamento do comprador.
- Possibilita que se mantenha um contato permanente com o cliente, pois para comprar, ele precisa se cadastrar, inclusive digitar seu e-mail.


6. Crie um Perfil Pessoal, uma página "Quem Somos"
       Novos clientes não conhecem você de uma pescaria ou piquenique e eles precisam ter a certeza que não estão entregando seu suado dinheirinho para um velhaco. Portanto, oferecer uma página de "Perfil Pessoal" ou uma "Quem Somos" é bom para as vendas.
Uma verificação nos registros de visita sempre me demonstra que muitas pessoas chegam à compra passando pela página "Quem Somos", indicando eles que desejam as informações apresentadas na "Quem Somos" antes de comprar.

7. Mostre a seus clientes potenciais como você pode ajudá-los
       Lembre-se que todos seus clientes potenciais se questionam? O que existe para mim por aqui? Inicie sua página de "Como Comprar" ou “Como Escolher” informando a seus visitantes como eles podem se beneficiar fazendo negócios com você. Pode ser que você tenha um conhecimento bastante específico ou seja o melhor especialista local em determinada matéria, de modo que você pode ajudar seu cliente a fazer a melhor escolha de produto. Ou quem sabe você tenha uma entrega espalhada (ou representantes) em qualquer ponto do território nacional, o melhor preço, produtos e serviços inéditos ou a melhor qualidade na cidade. Deixe claro isto!

8. Conte a sua história de vida, pode ajudar
       Conte a sua história e alguns a lerão com interesse. Mas faça de um jeito profissional que mostre a seus clientes potenciais como sua habilidade e experiência pode ajudá-los, e talvez você consiga convencê-los de que você é a pessoa de quem devem adquirir o seu tipo de produto.
       Dizer para seus clientes o quanto é bom ser seu próprio chefe não mostra a eles o quanto você pode ajudá-los. Mas ajudará dizer que você sempre desejou trabalhar com pequenos negócios e como você está utilizando sua experiência para ajudar pessoas como você a aumentar as vendas.

9. Prove que a sua experiência pode ajudá-los
       Você não precisa detalhar cada tarefa ou trabalho que você já executou, apenas aqueles que desenvolveram as habilidades que você agora coloca a serviço de seus clientes.

10. Mostrar sua Face
       Colocar a sua foto em seu website provoca opiniões que variam muito. Alguns dirão que isto é visto pelos visitantes como egocentrismo. Vai depender muito como você se sente a respeito.
       O fato é que para alguns, a foto prova que você é uma pessoa real. Você deve avaliar e caso decida por colocar uma foto, é preferível que use uma casual, nada formal.

11. Lista Própria de E-mails
       Nutra o relacionamento com seus clientes através de e-mails regulares. Com e-mails regulares você pode construir um relacionamento e colher informações de mercado. Envie e-mails regulares à sua lista de clientes potenciais, contendo ofertas especiais, informações úteis, recursos, links, atualizações de produtos e serviços, novas ofertas ou relatórios e pesquisas.
       Não esqueça: Construa sua própria lista de clientes potenciais - não use listas compradas (spam)!

       Use o seu website para construir a sua lista opt in colhendo os endereços de e-mail dos visitantes que optarem por receber mais informações. Faça isto da maneira mais correta possível. Envie mensagens apenas aos visitantes que lhe deram esta permissão. Mantenha-os então atualizados com seus lançamentos e ofertas especiais.
       
Opt in significa que para receber seu e-mail eles assinaram voluntariamente não tendo sido adicionados à lista sem conhecimento ou permissão. Opt In é um termo do marketing na Internet que designa uma lista cujos participantes optaram voluntariamente pertencer à mesma.

12. Investimento
       Não cometa o erro de imaginar que você pode construir seu negócio on-line sem gastar dinheiro! Estabelecer um negócio on-line lucrativo custa algum dinheiro e algumas vezes muito dinheiro! Não acredite em quem disser o contrário. Ninguém obtém sucesso com um site gratuito.

13. www.teusite.hpg.ig.com.br, nem pensar
       Crie um site real com um domínio próprio. Não use um site gratuito como IG ou Yahoo Geocities. Isto é para principiantes ou para adolescentes brincarem com a Internet. Se quiser ser respeitado como profissional tenha um domínio próprio (www.seunome.com.br ou www.seunome.nbz.com.br), sem propaganda obigatória e chata, sem ficar muitos minutos esperado seu site aparecer (pela grande quantidade de acesso nestas máquinas) e sem esperar a madrugada para conseguir atualizar seu site.

14. Bom Aspecto. Bom Senso
       Assegure-se de que seu site tenha aspecto profissional. Não precisa ser uma árvore de natal, mas precisa ser fácil de navegar e auto-explicativo. Um visitante tem que saber desde o início qual o propósito do site. Invista algum dinheiro com isso se precisar. Tenha em mente que não importa quão maravilhoso é o seu produto, um visitante se afastará esbravejando se sentir algo não profissional.

15. Ofereça o seu próprio produto!
       Conheça-o por dentro e por fora, conheça sua margem de lucro e seu mercado. Você não fará dinheiro na Net vendendo o produto dos outros. Se os produtos oferecidos para venda fossem realmente bons eles não estariam saturando o mercado, em desespero, angariando vendedores.

16. Os Anúncios Gratuitos
       Anúncios gratuitos tem seu lugar em qualquer negócio, mas a maioria dos anúncios grátis é gratuita porque ninguém lê a publicação em que estão publicados.

17. Nada é de graça!
       Especialmente se você esperar algum valor agregado. Leia esta afirmativa com atenção. Você obtém aquilo que você paga. Existem razões para algo estar sendo oferecido de graça. Estas razões variam desde a má qualidade ou desatualização do produto até a situação de você obter parcialmente de graça ou inteiramente grátis por algum tempo até decidir-se por comprar o produto.

18. Conheça seu produto
       Entenda o seu produto, seu mercado e encontre as palavras certas para promovê-lo. Se você não tem paixão pelo seu produto ninguém, mais vai ter. É o seu entusiasmo que se transformará em vendas.

19. Sites de Busca
       Não perca seu dinheiro com programas que inserem seu site em milhares de mecanismos de busca. Milhares? Posso me lembrar de uns 20 a 30. Onde estão os outros e quem os usa?

20. Ezine e Informativo Direcionado
       Uma ezine é simplesmente uma revista eletrônica (magazine) ou boletim (newsletter) enviado, periodicamente, para uma lista de assinantes Opt In. Manter uma Ezine ou escrever artigos para Ezines é uma excelente forma de promoção de seu site. Manter uma Ezine com bom conteúdo e respeitando a inteligência de seus leitores e visitantes é uma das melhores maneiras de se criar uma lista Opt in.

21. Os banners
       Não gaste dinheiro com promoção por banners.
       Perceba pelas suas próprias ações: Banners em janelas pop-up - quantas janelas você fecha antes mesmo de aparecer o conteúdo ou ler seu conteúdo? Já é instintivo, não é?!
       E outros tipos de banners comerciais: quantos você já clicou recentemente?
       Se você não tiver capacidade de criar seus próprios banners, esqueça esse método de promoção, inclusive porque a taxa de "click-through" é baixa.. Existem sites na Internet que oferecem ferramentas gratuitas para criação de banners. Dá para se criar banners de boa qualidade. O único senão é que você deve evitar palavras com acento dentro do texto promocional dos banners. A maioria destes programas na Internet não aceita caracteres ASCII expandidos.

22. Erros Gramaticais
       Verifique sua ortografia tanto nos e-mails como no seu site. Erros de digitação e/ou gramática podem causar uma péssima impressão e gerar a má vontade do visitante. Eu diria que mata qualquer sentimento profissional que seu visitante ou cliente possa vir a ter.

23. Troca de links
       Utilize a troca de links apenas em sites que possuem similaridade com o seu site. De nada adianta trocar links com sites cujo conteúdo não possui qualquer relevância com o conteúdo o seu site. Para a NBZ estamos procurando sites de Informática, de ajuda para webmasters, de web design ou que disponibilizem serviços utilitários interessantes para os usuários da rede (como por exemplo segurança e hackers).

(*) Este preço é para sites pequenos e médios que precisam de alguma mudança. Reformulações completas de sites, de lay-out, de conceito, consulte-nos para fazer seu orçamento. Clique em comprar abaixo, preencha o Pedido de Compra, e no campo Observações coloque o endereço de seu site que iremos visitar e fazer uma avaliação completa e orçamento.

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