Igreja Virtual Evangélica

Livros Apócrifos

Por que os escritos Bíblicos interrompem-se com a Malaquias, ou melhor, com Neemias?
Por que só temos algo escrito em nossa Bíblia somente cerca de 400 anos depois, no ano 40 ou 50 d.C.?
Por que chamamos este período de silêncio Bíblico ou Período Interbíblico?
Por que nada mais foi aceito na Bíblia após o Apocalipse de João, escrito aproximadamente no ano 100 d.C.?
Por que os Samaritanos, judeus da Samaria, aceitam somente os 5 primeiros livros da Bíblia como “a verdadeira Bíblia”?
Por que a Bíblia católica tem mais livros que a Bíblia evangélica ou protestante?

Existe praticamente uma resposta única para todas estas perguntas.
A resposta é que tudo isto é uma questão de Cânon. Cânon Hebraico, Cânon Grego, Cânon Cristão, Cânon Católico.

Muita literatura foi escrita durante o período dos 400 anos, dito como silêncio bíblico ou período interbíblico. Muita literatura cristã foi escrita após o livro do Apocalipse. Inclusive hoje se escreve muita literatura cristã de excelente qualidade e de inspiração divina, mas não acrescentamos na Bíblia a todo momento.

Como vimos anteriormente, Deus inspirou e revelou aos homens o que queria que os homens ficassem sabendo. Permitiu que eles escrevessem. Permitiu que até eles tivessem um estilo próprio de escrever. Não permitiu todavia que eles escrevessem o que eles queriam somente.

Houve períodos que Deus queria apresentar alguns planos aos homens. Foi assim no tempo de Moisés. Foi assim no tempo de Josué, no tempo dos Juízes, no tempo dos reis e profetas. Deus inspirou os homens a profetizar que o Plano de Salvação vigente sofreria modificações quando chegasse o seu único Filho aqui na Terra. Em determinado momento houve necessidade de parar as profecias e aguardar a chegada deste Filho. Pois tudo o que precisava ser profetizado e dito já tinha sido. Este período é dito o período interbíblico ou período intertestamentos ou simplesmente de silêncio bíblico. Neste período é que foram escritos a maioria dos Livros Apócrifos que trataremos aqui nesta página em breve.

Durante a vida dos apóstolos de Cristo da Igreja primitiva, eles escreveram e ajudaram a escrever o que hoje chamamos de Novo Testamento. Após suas mortes, apareceram muitos cristãos valorosos que tinham condições de escrever cartas e outros escritos tão importantes para a Igreja como Mateus, Atos, I Coríntios ou Apocalipse. Mas humildemente, nenhum deles achou-se capaz de se comparar aos que andavam com Jesus, ou aos que viram a Jesus. Portanto, os escritos posteriores ao ano 100 de nossa era, não são aceitos em nossa Bíblia, porque não foram idealizados e manuscritos pelos apóstolos, discípulos e pelos que andaram com Jesus, ou que tiveram comunhão plena com Ele.

 

Quer ajudar este site a continuar propagando a Palavra de Deus? Adquira um de nossos produtos:

Clique na figura para mais detalhes dos produtos

Clique aqui para ver (gratuitamente) o primeiro livro do Curso de Teologia à distância...