Glossário de Termos da Informática

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
 


@
Este é o símbolo de arroba (medida de peso). Em inglês, o nome dado a ele é "at" (está). Ele é usado para separar o nome do usuário e o nome do domínio em endereços de correio eletrônico. Ex. ci@ufpel.edu.br

Acesso
Para poder acessar a Internet, é necessário ter uma conta de acesso com um provedor de Internet. Assim que você se cadastra no provedor, você recebe um nome de acesso (também conhecido como nome do usuário ou login) e uma senha. Além disso, o provedor fornecerá números de telefone para o qual você pode discar e se conectar, se a conexão estiver sendo feita por meio de modem.

Acesso dedicado
Forma de acesso à Internet no qual o computador fica permanentemente conectado à rede.

Acesso discado (Dial-Up)
A conexão dial-up é feita via telefone e modem. Neste caso, há um estabelecimento de uma chamada (telefônica - Dial) para um computador, através de um modem. É o tipo de acesso utilizado pelos usuários comuns.

Active Server Pages (ASP)
Tecnologia da Microsoft criada para fazer uma combinação simples de HTML, JavaScript e ActiveX.

ActiveX
Tecnologia da Microsoft criada para possibilitar o uso de recursos multimídia na Internet. Os comandos do ActiveX podem ser usados para criar recursos multimídia. Nos sites que utilizam ActiveX, botões podem mudar de cor e efeitos sonoros podem ser escutados quando você clica ou move o cursor sobre objetos. Mas cuidado, o Active X é conhecido pela ausência de controles de segurança; especialistas em segurança de informática não aconselham o seu uso na Internet.

Address
É a localização de um site na Internet. É a única identificação que o usuário precisa para acessar um site na Web. Um endereço na Internet normalmente tem a seguinte forma: http://www.ufpel.edu.br/.

Alias
Nome alternativo. É possível usá-lo, por exemplo, em corrêio eletrônico para estabelecer um nome alternativo (ou apelido) para seu nome de usuário (se seu programa de e-mail permitir isto).

Applet
Pequeno programa em Java normalmente colocado em páginas de HTML. Quando você acessa uma página com applet, o navegador faz um download do programa automaticamente (a não ser que você bloqueie downloads automáticos em seu navegador) e permite que ele comece a funcionar no seu computador.

ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network)
Desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a década de 70, a Arpanet foi criada para resistir a ataques nucleares: a associação foi feita com as principais universidades e centros de pesquisa dos Estados Unidos com o objetivo de investigar a utilidade da comunicação de dados em alta velocidade para fins militares. Esse conceito de rede de computadores interligados deu origem à Internet. A Arpanet foi colocada fora de operação em 1990.

Arquivo compactado
Arquivo de dados cujo conteúdo foi trabalhado por um programa especial para ocupar menos espaço em disco (ou demorar menos tempo para ser transmitido via Internet). Para ser usado, precisa ser descompactado. O mais comum é o compactador com extensão ".zip".

Arte ASCII
Desenhos produzidos apenas com a utilização de caracteres da tabela ASCII. A arte ASCII foi a maneira encontrada pelos usuários da rede para ilustrar suas mensagens, já que durante mais de 20 anos a Internet tinha capacidades gráficas limitadas.

ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
É o código padrão americano para o intercâmbio de informações. Código numérico usado para representar letras, números e caracteres especiais, e entendido por quase todos os computadores, impressoras e programas de edição de texto. Pronuncia-se "ass-key".

Asynchronous (Assíncrono)
Forma de transmissão de dados que faz a informação ser enviada em intervalos regulares.

Attachment (Arquivo Atachado)
Envio de um arquivo associado a uma mensagem. Ao chegar ao destinatário, o arquivo associado pode ser copiado para o computador.

AUP (Acceptable Use Policy)
Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e de seus serviços. Empresas podem usar o filtro do AUP para excluir alguns serviços de Internet de seus empregados. Pais podem bloquear o acesso de crianças a alguns sites.

AVI (Audio Video Interleave)
Formato de arquivos audiovisuais criado pela Microsoft. A qualidade do vídeo tende a ser muito boa em baixas resoluções, mas o arquivo é, normalmente, muito grande.

Voltar para o topo da página



Backbone
Espinha dorsal de uma rede, geralmente uma infraestrutura de alta velocidade que interliga várias redes.

Banco de Dados
Um conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

Bandwidth
Largura de Banda, a diferença em Hertz entre a mais alta e a mais baixa freqüência de um canal de transmissão. É a capacidade de transmissão em um determinado meio de comunicação (fio, fibra ótica etc.), normalmente medida em BPS.

Banner
Anúncio colocado em páginas da Internet, geralmente com um link para a página do anunciante.

Baud
O termo "baud rate" se refere à velocidade do modem, ou seja, quantos bits o modem pode enviar ou receber por segundo. Apesar de não ter o mesmo significado de BPS, "baud rate" é normalmente utilizado como sinônimo da medida BPS.

BBS (Bulletin Board System)
Um ou vários computadores que permitem que os usuários se conectem a ele por meio de uma linha telefônica e onde normalmente é feita a troca de mensagens com outros usuários, a procura de arquivos e de programas, bate-papo e jogos. O acesso à Internet para quem usa o sistema BBS costuma se restringir ao uso do correio eletrônico.

Bit
Palavra derivada do inglês Binary DigIT. É a menor unidade usada no computador. Normalmente representado por números (1 e 0).

Bitnet
Because It's Time Network! É uma rede educacional de sites separada da Internet, mas que pode usar os serviços de correio eletrônico oferecidos pela Web. A principal aplicação da Bitnet tem sido a manutenção de listas de distribuição.Só permite acesso de entidades cadastradas.

Bookmark
Conhecido como "favoritos" no Brasil, o bookmark permite que você salve o endereço de uma página na Internet para o seu computador. Assim, quando você quiser voltar àquela página, é só acessar o seu canal de favoritos.

Boot
O processo de inicializar ou reinicializar um computador. Ao ser ligado pela primeira vez (partida a frio), ou ao ser religado(partida quente), o computador executa o software, que é carregado e inicia o sistema operacional e se prepara para o uso normal.

Boot disk
Um disquete que contém os arquivos-chave do sistema operacional, geralmente, de um PC, e que pode ser utilizado para dar partida ou inicializar o computador.

BPS
Bits por segundo é uma medida de velocidade de transmissão de dados pela Internet. Como diz o nome, é uma medida da quantidade de bits que fluem por um segundo, por meio de uma conexão. Um modem de 56 pode transmitir cerca de 56.000 bits por segundo.

Broadcast
Uma transmissão enviada a mais de um receptor.

Browser
Programa utilizado para navegar na Internet. Os mais populares são o "Netscape Navigator" e o "Internet Explorer". Permite tanto visualizar textos quanto gráficos e imagens. Os primeiros browsers utilizados na Internet, como o Lynx, só permitiam que os usuários visualizassem textos.

Byte
Um conjunto de oito bits.

Bug
Erro de programação ou fabricação recorrente, que um software e/ou hardware manifesta, causando defeito na funcionalidade do programa ou hardware. às vezas, o defeito não é grave e o usuário pode conviver com ele. Outras vezes, pode impedir por completo a utilização do produto.

Voltar para o topo da página



Cable modem
Um tipo de modem que é acoplado ao cabo do sistema de televisão. Um cable modem pode transmitir documentos em uma velocidade de 500 kilobytes por segundo, velocidade muito superior à de um computador acoplado a um modem normal, que manda sinais para a rede por meio da linha telefônica.

Cache
Uma área na memória do seu computador ou um diretório no hard disk. Este é o lugar onde o seu navegador armazena páginas já visitadas na Internet. Quando você retorna a essa página, o seu navegador a pega do cache, economizando o seu tempo.

CCITT (Comité Consultatif International Télégraphique et Téléphonique)
Comitê internacional que regulamenta a telefonia e a telegrafia, fundado em 1865 com sede em Genebra, Suiça. Atualmente, há 150 países participando e usando os padrões publicados pelo CCITT; estes têm caráter sugestivo e não obrigatório, embora sejam obedecidos pela indústria mundial.

CERN (Conseil Europeen pour la Recherche Nucleaire)
O Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear é conhecido como o local em que nasceu a World Wide Web.

CGI (Common Gateway Interface)
É a interface que permite com que os servidores de Internet interpretem e manipulem informações em tempo real, de maneira que possa executar processos complicados sem a intervenção do usuário. Normalmente sites que fazem referências a uma base de dados, como os sites de notícias, utilizam o CGI.

CGI bin
O nome mais comum dado ao diretório do servidor de Web onde os programas de CGI ficam armazenados.

Chat
Conhecidos em português como bate-papos, os chats permitem que os usuários conversem em tempo real por meio do computador. O chat na Internet ganhou popularidade por meio dos servidores de IRC (Internet Relay Chat), onde são criadas as várias "salas" ou "canais" para abrigar os usuários.

Ciberespaço
Normalmente um termo utilizado para designar a Internet, o ciberespaço é um espaço virtual. A palavra foi criada pelo escritor William Gibson e utilizada pela primeira vez no livro "Neuromancer", de 1984.

Cliente
Programa que requisita serviços a um servidor. A Internet é toda baseada em uma estrutura Cliente/Servidor. O Cliente e o Servidor podem estar em duas máquinas diferentes, sendo esta a realidade para a maior parte das aplicações que usam esse tipo de interação. Na Web, os programas clientes são os navegadores, enquanto os servidores são os programas que armazenam as páginas e verificam as autorizações dos usuários para acessar determinados arquivos, além de executar programas especiais (de busca, por exemplo).

Cookie
Pequena quantidade de informação que um servidor de Internet manda para seu computador via navegador. Os cookies contêm informações como nome de usuário e registro, compras on line, preferências dos usuários etc. Por exemplo: quando você está fazendo compras on line, os cookies guardam uma lista de todos os itens que você está comprando. Quando chega a hora de pagar, o servidor pega o cookie do seu navegador para ver os pedido que você fez. Geralmente os cookies ficam num arquivo chamado "cookies.txt". É possível configurar seu navegador para recusar "cookies", se você quiser.

Correio eletrônico
Forma de trocar mensagens pela Internet. Não é necessário que o destinatário esteja conectado à rede na hora de enviar uma mensagem. Em inglês, e-mail ("electronic mail", correio eletrônico).

Cracker
pessoa que invade o sistema de segurança de um computador ou rede de computadores com o objetivo de roubar, destruir ou apagar informações.

Voltar para o topo da página



Daemon
Programa desenhado para realizar tarefas programadas sem a intervenção do usuário. Geralmente é utilizado para automatizar processos repetitivos.

DHTML
É a junção de tecnologias como HTML, JavaScript e "folhas de estilo" (ou "style sheets") para produzir sites "animados". Por exemplo, o DHTML permite que uma imagem mude de posição a partir de um clique do mouse em alguma região da página.

Dial-Up
ver "Acesso discado".

DNS (Domain Name Server ou Domain Name System)
Os servidores de Internet são reconhecidos por um número específico, chamado de número IP, que os identifica. Só que as pessoas têm dificuldades em decorar esses números, que têm formato 000.000.000.000. Por isso, os sites de Internet têm um nome (por exemplo, www.ufpel.edu.br) fácil de lembrar. Um DNS tem a tarefa de indicar que nome representa um número específico, para que o computador possa ser conectado ao servidor sem que as pessoas tenham de saber esse número de cor.

Domínio
A designação do endereço eletrônico de uma determinada máquina, empresa, instituição ou país. Os domínios podem ser .com (comercial), .gov (governamental), .edu (educacional), entre outros (Mais detalhes em Registro.br).

Domínio Público
Os softwares de domínio público na Internet podem ser copiados, usados e alterados pelos usuários. O autor do programa, neste caso, abdica de todos os direitos sobre o produto.

Download
Quando um usuário copia um arquivo de um computador remoto, através de uma rede, ele está fazendo um download. A cópia de arquivos pode ser feita tanto por servidores de FTP quanto pela tela do próprio navegador (browser).

Voltar para o topo da página



E-mail
veja "Correio eletrônico".

E-mail address
É um endereço eletrônico, ou seja, uma caixa postal para trocar mensagens pela Internet. Normalmente, a fórmula de um e-mail address é: username@nomedomínio. Para enviar qualquer mensagem para um determinado usuário, é necessário escrever seu endereço eletrônico.

Emoticon
Pequenos conjuntos de caracteres ASCII que pretendem transmitir uma emoção ou estado de espírito. Devem ser visualizados inclinando a cabeça para a esquerda. Os mais utilizados são:
:-) - para expressar felicidade
:-( - para expressar tristeza

Endereços IP
Os endereços IP são expressos em números que seguem a fórmula 000.000.000.0. O DNS fica responsável por transformar os endereços IP em nomes de máquinas.

Ethernet
O tipo de rede local (LAN) mais popular do mundo. É relativamente fácil de instalar e manter em redes pequenas. Para redes maiores, a instalação do cabo e a administração de uma rede Ethernet podem ser mais complicados, especialmente porque nesse caso, vários cabos diferentes podem estar interligados, com diferentes velocidades de conexão.

Eudora
É um programa de e-mail compatível com as plataformas Macintosh e PC. Tem uma versão grátis.

Voltar para o topo da página



FAQ (Frequently Asked Question)
Documento que contém as perguntas mais comuns feitas por usuários sobre um determinado tema e as respostas esclarecedoras. Faz parte do bom comportamento do usuário ler a FAQ antes de fazer uma pergunta, para não repetir as que já estão respondidas.

FidoNet
Rede mundial de BBS, baseada no uso do protocolo Fido, que interliga computadores pessoais através de linhas telefônicas comuns. É um tipo de acesso à Internet bastante limitado, usada para grupos de discussão, troca de e-mail e arquivos.

Finger
Ferramenta de Internet que permite localizar usuários em sites da Web. Retorna informações como se um usuário está conectado à rede, qual o servidor utilizado por determinado usuário, o nome real do usuário, a última vez que ele usou a rede etc. A maioria dos administradores de sites não permitem o uso de Finger, porque pode ajudar hackers ou crackers a atacar o servidor.

Firewall
Um Sistema de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a uma determinada rede ligada à Internet. O firewall pode proteger a rede local contra os hackers. É uma máquina com duas interfaces de rede e que é configurada para restringir quais protocolos podem ser usados dentro da rede especificada e quais endereços internos do tipo IP podem ser vistos pelos visitantes.

Flame
Uma mensagem cheia de insultos trocada por e-mail. Uma série de flames é conhecida como "flame war" (guerra de "flames").

Fórum
O mesmo que grupo de discussão ("newsgroup"). Em um fórum, escreve-se sobre um tema sugerido pelo grupo.

Frame
Tecnologia que permite com que os programadores de páginas na Internet "quebrem" a janela do seu browser em várias janelas independentes, com linguagem HTML diferentes.

Freenet
Uma organização com o objetivo de tornar o acesso à Internet possível para o público em geral de graça ou por uma pequena contribuição.

Freeware
Software disponível para download na Internet, para uso por tempo ilimitado e sem a cobrança de taxas. Diferente do software de domínio público, os autores dos freewares exigem os direitos autorais e impossibilitam a alteração de qualquer parte do programa para posterior distribuição.

FTP (File Transfer Protocol)
Ferramenta de Internet usada para transferir arquivos pela Web, de um computador para outro. O FTP pode ser utilizado para copiar arquivos da rede para o computador do usuário e vice versa. Para usar o FTP é necessário ter um nome de usuário e senha, a menos que se trate de um FTP anônimo.

FTP anônimo
Serviço que possibilita o acesso a bibliotecas públicas de arquivos via FTP. É nos servidores de FTP anônimo que se encontram os programas disponíveis na Internet. Tem o anônimo no nome porque o usuário não precisa se identificar na hora de se conectar a um desses servidores. No entanto, a maioria dos servidores de FTP pedem que os usuários enviem o seu endereço de correio eletrônico real como senha. O nome do usuário geralmente é "anonymous".

Voltar para o topo da página



Gateway
Computador que interliga duas ou mais redes que usam protocolos de comunicação internos diferentes. Também o computador que interliga uma rede local à Internet (portanto, o nó de saída para a Web).

GIF (Graphics Interchange Format)
É o formato de arquivos de imagens mais utilizado na Internet. O formato gif cria arquivos de imagens relativamente pequenos em relação aos outros formatos. As imagens são muito compactas, ideais para utilização na rede. O formato só pode utilizar o sistema de 256 cores, por isso não é recomendado para fotografias.

Gopher
Permite a procura de informação em bases de dados existentes em todo o mundo, utilizando ou não algumas ferramentas próprias de pesquisa por palavras-chave. Até o surgimento da Web, o "gopher" era a principal ferramenta de busca de informação na rede. O sistema foi inventado na Universidade de Minnesota.

Grupos de discussão
Grupo de pessoas que trocam mensagens sobre tópicos específicos.

Voltar para o topo da página



Hacker
Programador especializado em Internet que usa suas habilidades para entrar no sistema do computador somente por diversão ou para expor os erros de segurança da rede. Diferentemente do cracker, o objetivo do hacker não é apagar ou danificar o sistema.

Hardware
Componentes físicos de um sistema de computador, abrangendo quaisquer periféricos como impressoras, modems, mouses.

Hard Disk (HD)
Disco rígido interno. Dispositivo usado para armazenar informações.

Hipermídia
Um documento hipermídia contém imagens, vídeos, áudios e textos. Além disso, usa ligações de hipertextos para permitir que o usuário salte de um trecho para outro do documento ou até mesmo para um documento diferente. O termo hipermídia também é utilizado como sinônimo de multimídia.

Hipertexto
Texto que inclui links para outras páginas na Internet ou para regiões diferentes da mesma página. Clicando no link, o usuário pode "pular" facilmente de um site na Internet para outro.

Hit
De acordo com a WWW, "hit" significa um pedido simples de um navegador para o servidor. Assim, se o navegador pedir uma página com três imagens, ocorrerão quatro hits: um pela página HTML e outros três pelas imagens. Os hits são usados, erroneamente, para medir a audiência de um site.

Home page
A principal página de um site na Internet. Um site que contém somente uma página, também é chamado de home page. É o ponto inicial para a navegação em um site.

Host
Também chamado de servidor, o "host" é um computador que está ligado à rede permanentemente, armazenando arquivos e permitindo o acesso de usuários.

HTML (Hypertext Mark-up Language)
Linguagem utilizada para criar documentos na Internet. O HTML permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela Internet até por correio eletrônico. Para escrever documentos HTML não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimentos dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos, conhecidos como tags, servem para indicar a função de cada elemento da página na rede.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
Protocolo de comunicação de dados que permite a transmissão de documentos de hipertexto por meio da rede. É neste protocolo que está baseada a Web.

Hyperlink
Nome que se dá às imagens ou palavras que dão acesso a outros conteúdos em um documento hipertexto. O hyperlink pode levar a outra parte do mesmo documento ou a outros documentos.

Voltar para o topo da página



Internet
Significa uma imensa rede de redes que se estende por todo o mundo. Para que uma rede ou computador se conecte à Internet, é necessário o protocolo TCP/IP.

Intranet
Uma rede de computadores privada de determinada empresa, que usa o mesmo protocolo que a Internet, mas só para uso interno (ou seja, a maioria dos usuários de Internet não tem acesso).

IP (Internet Protocol)
Protocolo responsável pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas.

IP address
Veja "Endereços IP".

IRC (Internet Relay Chat)
É um sistema que permite a interação de vários usuários ao mesmo tempo, divididos por grupos de discussão. As conversas acontecem em tempo real.

ISDN (Integrated Services Digital Network)
É uma rede digital capaz de fornecer serviços de voz, dados, imagens etc. No Brasil, a sigla usada é RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados).

Voltar para o topo da página



Java
Uma linguagem criada pela Sun Microsystems, que pessoas que montam páginas na Internet utilizam para criar "applets". As páginas com Java podem incluir animações, calculadoras, efeitos sonoros e jogos.

JavaScript
O JavaScript não está relacionado ao Java. É uma linguagem de programação feita para complementar as capacidades do HTML. O código de JavaScript é enviado ao cliente como parte do código HTML de uma página, e pode ser utilizado para criar efeitos especiais, como botões animados, sons etc.

JPEG
Sigla para Joint Photographic Experts Group. É um padrão de compressão de imagens, normalmente utilizado para fotografias e aceito por todos os navegadores.

Voltar para o topo da página


Kbps
Kilobits por segundo. Medida de transferência de dados ou velocidade de rede. Equivale a 1000 bits por segundo.

Keyboard
Teclado.

Kilobyte(Kb)
Equivale a 1024 bytes.

Voltar para o topo da página




LAN (Local Area Network)
Rede de computadores local; em geral limitada a um prédio ou conjunto de prédios de uma instituição.

Link
Veja hyperlink.

Linux
Uma variante do sistema operacional Unix que está em constante evolução. O Linux é de domínio público (gratuito).

Lista de distribuição
Permite a criação de grupos de discussão usando apenas correio eletrônico. Funciona por meio de um servidor de listas, programa responsável por manter o nome dos usuários que assinam o serviço. Os usuários utilizam o correio eletrônico para mandar mensagens para o servidor de listas, que se encarrega de enviar uma cópia para cada um dos participantes.

Listserv
Software de lista de distribuição. O listserv opera via e-mail. Mandando uma mensagem pré-definida para o servidor da lista em questão, você pode facilmente se inscrever ou pedir para sair de determinada lista.

Login
O nome da conta usada para acessar um sistema de computador e a senha, ou seja, fazer a identificação perante um computador.

Voltar para o topo da página



Mailing list
Veja lista de disribuição.

Mapa clicável
Imagem que contém vários hyperlinks, que levam a lugares diferentes.

Mime (Multipurpose Internet Mail Extensions)
Padrão genérico para envio de qualquer formato de arquivo por meio de correio eletrônico e pela Web.

Modem
Aparelho utilizado para conectar dois computadores por meio da rede telefônica existente. O modem transforma os sinais emitidos pelo computador em sinais que podem ser transmitidos pela linha telefônica e vice-versa. A velocidade do modem é medida em BPS.

Modulações
Modo de codificar sinais de forma analógica. São usados três tipos de modulação para uso em telecomunicações: por amplitude, freqüência e fase.

Mosaic
Primeiro navegador da Internet com habilidade para mostrar imagens. Foi criado pelo National Center for Supercomputing Applications (NCSA), nos EUA, em 1993. Deu origem ao Netscape.

MP3
É um padrão de compressão de música praticamente sem perda de qualidade.

MUD (Multiple User Dungeon ou Multiple User Dimension)
Um jogo para vários usuários da Internet, normalmente disponível em qualquer servidor da Web. As pessoas podem passear por vários ambientes virtuais e conversar com outros usuários. As pessoas desempenham papéis imaginários, podendo simular uma variedade de cenários, incluindo fantasias, experiências químicas e salas de bate-papo.

Multimídia
Documento com combinação de texto, áudio, imagens, vídeo e animação. É importante que esses documentos sejam interativos, permitindo a participação do usuário.

Voltar para o topo da página



Navegador
O mesmo que "browser"; programa utilizado para navegar na Internet.

Navegar
Entrar em diferentes sites na Internet, procurando informações.

Net
O mesmo que rede, também uma maneira abreviada de se referir à Internet.

Netiquette ou netiqueta
Código informal que dita as boas maneiras na Internet. É um conjunto de regras e conselhos de como se comportar na rede, indicado principalmente para os novatos.

Network
Sinônimo de rede; dois ou mais computadores conectados de modo que eles possam trocar documentos.

Newbie
Um novato da Internet é chamado de newbie.

Newsgroup
Veja grupo de discussão.

Voltar para o topo da página



Off line
Quando um usuário não está conectado a uma rede, ele está off line.

On line
Quando um usuário está conectado a uma rede, ele está on line.

Voltar para o topo da página



Password
Quer dizer senha, um código secreto que você precisa digitar depois de colocar o seu nome de usuário (username que é o nome de acesso à Internet), para poder se conectar à Web.

PING
Sigla para Packet INternet Groper. É um programa usado para testar os endereços Internet para ver se eles existem, se estão ativos, etc.

Pixel
É a menor área retangular de uma imagem. Cada pixel é uma cor diferente. A junção de pixels permite mostrar todas as cores.

Portal
Sites na Internet que servem como ponto de partida para outros sites ou páginas da Web. Os portais normalmente oferecem serviços on line como e-mail, bate-papo, fórum e conteúdo próprio.

Protocolo
Um conjunto de regras e convenções que descreve o comportamento que os computadores precisam seguir para poder se comunicar entre si. Dois computadores devem utilizar o mesmo protocolo para trocar informações. O protocolo usado na Internet é o TCP/IP.

Provedor de acesso
Um provedor é uma empresa que oferece o serviço de acesso à Internet. Em geral, os provedores também oferecem acesso ao correio eletrônico e serviços de publicação na Internet.

Voltar para o topo da página



Query
Consulta, pesquisa. Procedimento que inicia uma busca em um banco de dados qualquer.

Quit
Sair, finalizar o uso de um programa.

Voltar para o topo da página



Rede
Dois ou mais computadores conectados entre si, permitindo a seus usuários compartilhar programas e arquivos. A rede pode ser permanente, quando conectada por cabos, ou temporária, quando a conexão se realiza através de linhas telefônicas. O termo é usado, também, como sinônimo para Internet.

Rede Ethernet
Padrão de rede local desenvolvido pela Xerox Corporation em cooperação com a Digital Equipment Corporation e a Intel em 1976. Usa uma topologia de "bus" e suporta taxas de transferências de dados até 10 megabits por segundo, ou 10Mbps. É um dos padrões mais usados em todo o mundo para redes locais. Um novo padrão de Ethernet, chamado de Fast-Ethernet, suporta taxas de 100 Mbps e já se fala no Gigabit Ethernet que vai transportar 1 Gbps.

RFC (Request For Comments)
Procedimento para estabelecer ou para propor novos padrões para a Internet. O RFC guia o desenvolvimento da Web. As discussões são normalmente de nível técnico.

Root
Conta utilizada para gerenciar os sistemas operacionais Unix. O root cria as contas dos demais usuários e tem plenos poderes sobre todo o sistema.

Router (Roteador)
Um Equipamento para transferência de informação entre duas redes que usam o mesmo protocolo.

Voltar para o topo da página



Senha
Veja "Password".

Servidor
Um computador que está em conexão permanente com a Internet e cujo objetivo é dar acesso aos arquivos na rede. Os sites ficam armazenados em um servidor da Web.

Shareware
Software disponível para download na Internet e que você pode testar antes de comprar. Usuários que quiserem continuar a usar o programa precisam pagar uma taxa de registro. Em troca dessa taxa, o usuário ganha um documento, suporte técnico e todas as versões atualizadas.

Shockwave
É um componente da empresa de software Macromedia para profissionais que desenvolvem elementos de mídia digital para a Web.

Site
Uma referência na Internet, normalmente uma coleção de várias páginas. Um site oferece diversos serviços e informações para os usuários.

SLIP
Sigla para Serial Line IP. É um protocolo que permite que o computador use o Protocolo Internet através de linhas telefônicas normais.

Software
Programa de computador.

Spam
No geral, refere-se a e-mails enviados indevidamente, muitas vezes com finalidades comerciais, para a caixa postal do usuário (geralmente são enviados para um grande número de pessoas), resultando em desperdício de espaço em disco e largura de banda nos meios de transmissão.

Voltar para o topo da página



Tags
São códigos usados no formato HTML para a construção de páginas na Internet. Geralmente têm este formato: <nomedocomando>.

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
É o conjunto de protocolos da Internet que define como se processam as comunicações entre diferentes computadores, ou seja, orienta o tráfego de informações e define o endereçamento e o envio de dados.

Telnet
É um protocolo de Internet que permite com que você conecte o seu computador a computadores remotos e execute aplicações como se estivessem trabalhando no mesmo servidor.

Voltar para o topo da página



Unix
Sistema operacional com características de multitarefa, usado em redes de computadores. Atualmente, a grande maioria de servidores de Internet funciona com alguma variante do Unix.

Upload
Significa mandar arquivos do seu computador para outro computador via Internet. Quando você monta uma página pessoal, você precisa fazer um upload dos arquivos para o servidor de Internet que abriga o seu site.

URL (Uniform Resource Locator)
Endereço de qualquer site na Internet. Por exemplo: a URL da UFPel é http://www.ufpel.edu.br/.

Usenet
Conjunto de grupos de discussão e computadores que os transferem. Nem todas as máquinas de Usenet estão conectadas à Internet. O Usenet é uma aplicação de Internet que permite a pessoas com interesses similares compartilhar informações por meio de listas de discussão.

Username
O nome que você utiliza para se conectar à Internet e para ter acesso a outros serviços na rede. Normalmente, é a primeira parte de seu endereço eletrônico, antes do símbolo @.

Voltar para o topo da página



VGA
Abreviação de Video Graphics Array, um sistema de display gráfico para PCs desenvolvido pela IBM. VGA tornou-se um padrão de fato para os PCs. Em modo texto, o sistema VGA provê uma resolução de 720 x 400 pixels. Em modo gráfico, a resolução é de 640 x 480 (com 16 cores) ou 320 x 200 (com 256 cores). A palheta total de cores é 262.144.Diferente de outros padrões gráficos para PCs -- MDA, CGA e EGA -- VGA usa sinais analógicos e de preferência sinais digitais. Consequentemente, um monitor desenvolvido para padrões antigos não funcionarão com VGA.Desde sua introdução em 1987, muitos outros padrões foram desenvolvidos que oferecem uma maior resolução e mais cores, mas o VGA permanece como o menor denominador comum. Todos os PCs feitos hoje suportam o VGA e possivelmente muitos outros padrões mais avançados.

Virtual
Existente apenas em potencial, sem efeito real. Em informática é um termo usado para caracterizar um dispositivo que, na realidade, não existe, mas que é simulado pelo computador e pode ser utilizado por um usuário como se existisse.

Vírus
Programa estranho ao sistema de computador, capaz de copiar e instalar a si mesmo. É concebido para provocar efeitos nocivos ou estranhos à funcionalidade do sistema ou aos dados nele armazenados. Pode causar prejuízos irreparáveis ao sistema e até mesmo ao HD.

VLAN
Virtual Local Area Network ou Redes Locais Virtuais. São grupos de computadores conectados por uma única LAN, mas de acesso restrito. Isto é, uma sub rede da LAN gerenciada e configurada através de equipamentos chamados switchs.

Voltar para o topo da página



WAIS (Wide Area Information Server)
Uma aplicação de Internet que permite fazer buscas em bases de dados por meio da Web.

WAN (Wide Area Network)
Qualquer rede que cubra uma área maior que um único prédio. WAN é uma rede privada de computadores que utiliza linhas dedicadas para conectar computadores que não se encontram perto fisicamente.

WAV
Um formato de som desenvolvido pela Microsoft.

Webmaster
Pessoa responsável por um servidor de Internet ou pela manutenção de um site.

Winsock
Arquivo ".DLL" que o Windows utiliza para comunicar-se com TCP/IP e Internet.

WWW (World Wide Web)
Área da Internet que contém documentos em formato hipermídia, usando a linguagem HTML. A Web é tão popular que muita gente se refere a ela como Internet, sem saber que a Web é somente uma das muitas aplicações da Internet.

Voltar para o topo da página

X Window System
Conjunto de programas, protocolos e rotinas de código fonte aberto que organizam e mantêm a interface gráfica para o usuário nos sistemas operacionais Unix. O protocolo X permite que as aplicações possam ser exibidas tanto na máquina local quanto pela rede.

XML
Extensible Markup Language. É uma linguagem universal para permitir a troca de informações de forma estruturada através da Internet. Permite que os programadores transportem daos de um servidor para outro da rede de forma transparente e organizada.

Voltar para o topo da página


ZIP
Formato de compressão mais usado na Rede. Qualquer software baixado da Net vem comprimido neste formato e requer um programa, como o Winzip ou similar, para descomprimir. Tão popular que deu origem ao verbo "zipar", com o sentido de comprimir. Não é um dos melhores métodos de compactação.

Zoom Digital
Um sistema de zoom que simplesmente amplia uma parte da imagem capturada pelo CCD. É como o sistema de interpolação dos scanners.

Zoom Óptico
Um sistema que aproxima a imagem movendo as lentes da câmera.

Voltar para o topo da página

 

 

 

Clique na figura para mais detalhes dos produtos