M A R K E T I N G

É mais uma página promocional de serviços do:
Prof. Aloisio Pombo de Miranda Santos e do Instituto de Administração MOVA Ltda
- Veja site: http://www.aloisiopombo.com.br/

* - * _ * _ Marketing - Conceitos e Definições
1 - O Que você vai encontrar neste site
2 - Conteúdo programático geral do curso
3 - Perguntas e respostas dos visitantes
4 - Exemplos de casos
5 - Dicas de Marketing
6 - Database Marketing

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Página criada em 15/10/1999, atualizada em 15/04/2011

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O que é o Marketing ?

Marketing não é apenas propaganda e publicidade , apesar de que estas duas atividades representam uma das pernas do marketing de comunicações. A resposta acaba ficando confusa para os muitos que desejam saber, não só, a real definição, como também, as suas aplicações.

Desde que se começou a pronunciar a palavra marketing os jornais, revistas, agências de propaganda e publicidade, leigos, etc., relacionaram o marketing a anúncios. Tem sido uma confusão total.

O marketing de comunicações é um composto de: Publicidade, Promoção e Relações Públicas. Os outros 4 pês do composto de marketing são: Pesquisa, Produto, Preço, Praça e que se completa com Vendas.

Muitos alunos se mostraram decepcionados ao frequentar um curso de marketing na espera de aprender como se faz propaganda. No meio do curso, depois de tratarmos de uma longa matéria, é que eles se dão conta que estão no curso errado e não é nada daquilo que queriam aprender, queriam apreder propaganda.

O conceito e definição continua sendo muito mal dissiminado pela mídia e por isso ocorrem as incompreenções.

Isto posto, vamos a página com todos os ingredientes do marketing. Vá até conceitos e definições e se certifique do que se trata. Caso ocorra mais alguma dúvida, escreva-me um e-mail.

Se algum jornal ou revista publicar artigos que digam o contrário, como geralmente lemos, escreva para o redator do artigo e ou gerente de redação e remeta uma cópia deste documento.

Aloisio Pombo

1 - QUAIS SÃO AS PRETENSÕES DESTA PÁGINA:

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A - Caso consiga patrocinador: SERÁ UM FUTURO CURSO DE MARKETING VIA WEB.

B - O Instituto de Administração MOVA Ltda através de seu diretor técnico o Adm. Aloisio CRA-RJ 1491-1. Oferecem de forma promocional este trabalho técnico, de estudo do marketing, para seus visitantes.

2 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GERAL

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Este site tem por finalidade prestar um serviço gratuito, com o objetivo de promover a página do Prof. Aloisio Pombo, diretor técnico do Instituto de Administração MOVA Ltda, para que ele consiga mais contratos de prestação de serviços como consultor, expositor de cursos, palestras, seminários sobre os temas de seu domínio. Todas as informações aqui transcritas são de sua inteira responsabilidade e não representam a última saída ou a única solução para as dificuldades dos que consultarem esta homepage.

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MARKETING - CURSO NA WEB

Conteúdo programático

A - Introdução

1 - Conceitos e definições

2 - Marketing básico e avançado.

3 - MKT para uma micro empresa e o comparativo do MKT de uma gigante

4 - A gestão do departamento de MKT.

5 - O pensamento estratégico de MKT de todos os líderes.

B - O MKT dos 5 Pês + V contra os 3 Cês

1 - O Composto de MKT

2 - MIX - Produtos

3 - Marca - Logomarca - Logotipo - Cores - Imagem

4 - Formação de preço e o Lucros & Perdas

5 - MIX - Preços X Produtos

C - O composto de distribuição

1 - A cadeia de produção e a distribuição

2 - A equipe de vendas

3 - A venda na Indústria, comércio, varejo, e serviços.

4 - A logística do atendimento ao cliente: Venda, entrega, assistência técnica, montagem, ...

5 - Distribuição: Local, regional, estadual, nacional, internacional.

6 - Atendimento ao cliente:Pessoal de atendimento. Técnicas.

D - O composto de comunicação

1 - Composto propaganda = Publicidade, Promoção e Relações Públicas

2 - As mídias

3 - O relacionamento com as agências

4 - Redação

5 - As técnicas: AIDA, bichos, humor, sexo, chocantes, ...

6 - PPV - Promoção no ponto de venda

E - Praça

O mercado alvo que interessa a empresa.

Clientes. Ponto. Mercado.

Vitrine. Letreiro

Comportamento do consumidor

F - Controles

Os controles de venda e de resultados

A participação no mercado de cada produto

A lei de Pareto

Os principais resultados que devemos controlar

O controle dos resultados de gastos com verbas publicitárias

G - Planejamento estratégico de MKT

1 - A missão da empresa

2 - Os objetivos. Curto. Médio. Longo prazo.

3 - O planejamento estratégico de MKT

4 - As estratégias

5 - As táticas

6 - Os principais objetivos

H - Posição da empresa no mercado

Análise da concorrência

Participação dos produtos no mercado

Planejar a distribuição

Análise da nossa equipe de vendas

As finanças e o Lucro

Análise do composto de comunicações

I - Pesquisa

1 - A empresa e o % de participação no mercado

2 - O que o cliente quer.

3 - Qual a opinião do cliente sobre a nossa empresa, produto, serviços, atendimento, ...

4 - Como o cliente usa o produto

5 - Pesquisas de mercado: As empresas de pesquisa e as Metodologias.

J - Os diversos MARKETING

1 - Industrial

2 - Comercial

3 - Varejo

4 - Serviços

5 - Pessoal

6 - Político

K - Marketing Direto

1 - Mala direta

2 - Reembolso Postal

3 - Telemarketing: Televendas e Telecompras

4 - Promoção direta

5 - Venda Direta

6 - Marketing de Rede

7 - Clube de clientes

L - O MARKETING na WEB

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MARKETING - CONCEITOS E DEFINIÇÕES:

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O que é o Marketing ?
(repetição do que já foi dito acima, foi repetido para que o visitante que veio direto até este ponto possa entender o conceito principal de marketing)

Marketing não é apenas propaganda e publicidade , apesar de que estas duas atividades representam uma das pernas do marketing de comunicações. A resposta acaba ficando confusa para os muitos que desejam saber, não só, a real definição, como também, as suas aplicações.

Desde que se começou a pronunciar a palavra marketing os jornais, revistas, agências de propaganda e publicidade, leigos, etc., relacionaram o marketing a anúncios. Tem sido uma confusão total.

O marketing de comunicações é um composto de: Publicidade, Promoção e Relações Públicas. Os outros 4 pês do composto de marketing são: Pesquisa, Produto, Preço, Praça e que se completa com Vendas.

Muitos alunos se decepcionam ao frequentar um curso de marketing, na espera de aprender como se faz propaganda. No meio do curso, depois de tratarmos de uma longa matéria, é que eles se dão conta que estão no curso errado e não é nada daquilo que queriam aprender, mas sim e somente da parte das comunicações.

O conceito e definição continua sendo muito mal dissiminado pela mídia e por isso ocorrem as incompreenções.

Isto posto, vamos a página com todos os ingredientes do marketing. Vá até conceitos e definições e se certifique do que se trata o estudo do marketing. Caso ocorra mais alguma dúvida, escreva-me um e-mail.

Se algum jornal ou revista publicar artigos que digam o contrário, como geralmente lemos, escreva para o redator do artigo e ou gerente de redação e remeta uma cópia deste documento.

Aloisio Pombo

Conceitos e definições de Marketing:

MARKETING É UMA ATIVIDADE QUE DATA DOS ANOS PÓS GUERRA. VEMOS NOS ENSINAMENTOS DE KOTLER, PETER DRUCKER, MARCOS COBRA, AL RIES, E OUTROS UMA CORRETA VISÃO DO QUE REPRESENTA AS SUAS TÉCNICAS.

O MARKETING É UMA TÉCNICA DE GESTÃO ( DIREÇÃO, PLANEJAMENTO, GRÊNCIA ) EMPRESARIAL QUE PERMITE QUALQUER EMPRESÁRIO CONDUZIR SEUS NEGÓCIOS DENTRO DE UM PADRÃO DE CAUSA x EFEITO, OBJETIVO x RESULTADO. NÃO SE TRATA DE UMA PALAVRA MÁGICA, DIZENDO QUE FAZ MARKETING E QUE TUDO SE RESOLVE. É MUITO MAIS DO QUE ISSO, POIS SEU GESTOR PRECISA TER O DOMÍNIO, OU UMA VISÃO GERAL, DO QUE A EMPRESA É, DO QUE ELA É CAPAZ, O QUE DESEJA DO MERCADO, O QUE DESEJA DOS SEUS PRODUTOS, ONDE PRETENDE CHEGAR, COMO ENCANTAR SEUS CLIENTES, COMO ENFRENTAR SEUS CONCORRENTES, ETC. SE O GESTOR NÃO SOUBER FAZER TUDO ISSO, DEVERÁ CONTRATAR QUEM SAIBA FAZER, OU APRENDER AS TÉCNICAS.

Uma parte ou um ensaio do PLANEJAMENTO DE MARKETING

A GESTÃO DO MKT RECOMENDA QUE SUA LIDERANÇA ESTABELEÇA UMA CULTURA, JUNTO A TODOS OS FUNCIONÁRIOS, QUE INTEGRE DE FORMA SISTÊMICA TODAS AS AÇÕES DE MKT CONSTANTES DOS OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO GERAL.

UM DOS CONCEITOS FORTISSIMOS DE MKT É O SEGUINTE: "- O MKT NÃO QUER VENDER MAIS, E SIM QUE OS CLIENTES CONSUMA MAIS OS NOSSOS PRODUTOS". COMO VIMOS, NÃO NOS INTERESSA SÓ VENDER. VEJA A SEGUIR.

NO MKT NÃO EXISTE AÇÕES ISOLADAS OU DE CURTO PRAZO, TODOS OS ESFORÇOS DEVERÃO FAZER PARTE DO PLANEJAMENTO GERAL. TEMOS MUITOS OBJETIVOS A CONQUISTAR, SEM OBEDECER UMA ORDEM DE PRIORIDADE, DENTRE OUTROS, CONFORME VEREMOS A SEGUIR:

1 - FIXAR E FORTALECER A MEMORIZAÇÃO DE NOSSO PONTO - ENDEREÇO.

2 - DIVULGAR E DESENVOLVER MARCA. SUSTENTAR MARCAS ANTIGAS

3 - FIXAR, DESENVOLVER, DIVULGAR LOGOMARCA

4 - MANTER CORES - EMBALAGENS, NA MENTE DO CLIENTE

5 - OBTER A CONFIANÇA DO CLIENTE SOBRE:

PRODUTO

EMPRESA

EQUIPE DE ATENDIMENTO

6 - CONQUISTAR A FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE.

FAZER O CLIENTE COMPRAR OUTRAS VEZES

CONSEGUIR QUE O CLIENTE VOLTE AO SEU PONTO - LOJA - TELEFONE - E-MAIL - HOMEPAGE.

7 - FIXAR O SLOGAN E OU TRILHA MUSICAL. SER CONHECIDO POR MÚSICA.

8 - CONQUISTAR ESPAÇO DE VITRINE OU PRATELEIRA

9 - FIXAR IMAGEM DA EMPRESA, DO PRODUTO, DO BOM ATENDIMENTO

***

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O CONCEITO POR ONDE DEVEMOS COMEÇAR A ESTUDÁ-LO E INICIAR SEU ENTENDIMENTO É PELO MARKETING MIX OU O COMPOSTO DE MKT, A SEGUIR:

MARKETING COMPOSTO DOS 5 P’s + V (MKT-MIX)

DEVEREMOS ESTAR FORMANDO A NOSSA EQUIPE COM UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING, ISTO É, CONTRATAR PESSOAL DE MODO A OCUPAR AS FUNÇÕES DETERMINADAS PELOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES DA ATIVIDADE, E SEGUNDO O MKT-MIX DESENVOLVER A EQUIPE E CRIANDO: PESQUISA DE MERCADO, GERÊNCIA DE PRODUTO, GERÊNCIA DE PREÇO, PRAÇA - CLIENTES/MERCADO, GERÊNCIA DE PROPAGANDA, A PUBLICIDADE - PROMOÇÃO - RELAÇÕES PÚBLICAS E VENDER - DISTRIBUIR

***
AS LEIS DO MARKETING

- FORA COM:
FRUSTRAÇÃO

DECEPÇÃO
RECLAMAÇÃO

ABAIXO DAS EXPECTATIVAS
ENGANAR O CLIENTE AO VENDER OU EXPOR PRODUTOS
PROPAGANDAS ENGANOSAS

***

CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE MKT - OU MAIS ALGUNS

O MARKETING VISA A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR E É ATRAVÉS DOS VEÍCULOS DE MÍDIA QUE LEVAMOS AS MENSAGENS DAS QUALIDADES E BENEFÍCIOS QUE O NOSSO PRODUTO PROPORCIONA AO FUTURO CONSUMIDOR.

O MARKETING É UMA POLÍTICA DA EMPRESA (USO DO MKT INTEGRADO) COM VISTAS A GERAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE E O BEM ESTAR DO CONSUMIDOR A LONGO PRAZO.

O MARKETING É O PLANEJAMENTO, ANÁLISE, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROGRAMAS E METAS, DESTINADAS A PROVOCAR TROCAS VOLUNTÁRIAS DENTRO DE ALVOS MERCADOLÓGICOS DEFINIDOS NO SENTIDO DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA EMPRESA.

FAZER UM BOM MARKETING É COLOCAR O PRODUTO CERTO, NO MERCADO CERTO, PELO PREÇO CERTO, NA QUANTIDADE CERTA, NA HORA CERTA, PARA O CONSUMIDOR CERTO, SABENDO QUE IRÁ RECEBER NA DATA CERTA, E PROMOVER UMA SATISFAÇÃO DO CLIENTE CERTAMENTE A LONGO PRAZO.

MAIS UM NOVO PARADÍGMA OU UMA NOVA DEFINIÇÃO PARA O MKT:
O MARKETING FOI FEITO PARA QUE A EQUIPE DE VENDAS ACABE, OU PARA QUE OS VENDEDORES PASSEM A ATUAR COMO AGENTES DE MARKETING E MUDEM SEU PARADIGMA, PASSANDO A VENDER E PRESTAR TODOS OS SERVIÇOS DE MARKETING AO CLIENTE E A EMPRESA, PARA VENDER COMO NUNCA
***

5 - DICAS DE MARKETING

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DETALHAMENTO DAS FERRAMENTAS DO MKT-MIX

A PESQUISA

O MKT NÃO VIVE SEM PESQUISA. DEVEREMOS ENTENDER QUE A NOSSA EQUIPE SERÁ A PRINCIPAL FONTE PARA CONHECER O NOSSO MERCADO E A TOMADA DE DECISÃO.

A INFORMAÇÃO É INDISPENSÁVEL PARA A TOMADA DE DECISÃO E PESQUISAR É SE INFORMAR. PARA TABULAR E INTERPRETAR UMA PESQUISA.

A PESQUISA PODE SER CONTRATADA A UMA EMPRESA ESPECIALIZADA, COMPRADA PELOS DADOS JÁ PRONTOS, PESQUISADA NOS DADOS DISPONÍVEIS NO FIBGE E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS(SINDICATOS), E TAMBÉM ATRAVÉS DE NOSSA EQUIPE DE VENDAS.

Atenção ! Pesquisar para quê ?
Uma das preocupações de uma empresa na contratação de um Presidente ou Gerente é que este líder saiba pesquisar, nas relações com o mercado (clientes), perguntar - ouvir - interpretar as suas necessidades - identificar as soluções dentro de sua empresa (produtos e serviços) - oferecer a solução - fazer a solução encontrada funcionar na estrutura do cliente - controlar os resultados - aplicar os resultados obtidos externamente na prática no processo produtivo dentro de sua empresa para obter a melhoria e aprerfeiçoamento dos produtos e serviços - treinar outros líderes internos para fazer este tipo de processo de trabalho externo junto a clientes ( empresa aprendiz ) - buscar novos clientes com problemas similares para oferecer soluções vencedoras - perguntar - ouvir - ...

PRODUTO

TRATA-SE DE UM ELEMENTO FUNDAMENTAL DO MKT INTEGRADO, POIS É ELE QUE PODERÁ SER O RESPONSÁVEL PELA VIDA E SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA.

UMA EMPRESA DEVE LANÇAR E APERFEIÇOAR SEUS PRODUTOS A TODO INSTANTE. LANÇAR PRODUTO É ENFRENTAR A COMPETIÇÃO DE SEUS CONCORRENTES, MAS É ACIMA DE TUDO ATENDER AS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR. DEVEREMOS ESTAR SEMPRE PESQUISANDO OS DESEJOS, ANSEIOS, VONTADES, ... DO CLIENTE E CRIAR PRODUTOS QUE PROVOQUEM A SUA SATISFAÇÃO

PREÇO

QUAL DEVERÁ SER ESCOLHIDO? A RESPOSTA DEVERÁ SER A MAIS SIMPLES, ISTO É, AQUELE QUE DÊ LUCRO PARA: PROMOVER A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA, PARA CONTINUAR PROPORCIONANDO A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR, LANÇANDO OS PRODUTOS QUE IRÃO DAR MAIS LUCRO AO CLIENTE, INVESTIR NA FORMAÇÃO DA EQUIPE DE VENDAS E MARKETING PARA MELHOR DISTRIBUIR OS PRODUTOS, INVESTIR EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA APOIAR OS CLIENTES E OS PRODUTOS, INVESTIR EM PROPAGANDA, ...

O PREÇO DEVE SER MUTANTE E ADEQUADO A CADA OCASIÃO, ESTRATÉGIA , TEMPO, E MUITO MAIS.

QUANDO LANÇAMOS UM PRODUTO E ELE É EXCLUSIVO NA PRAÇA PODEMOS TRABALHAR COM UM VALOR MAIS ALTO, TAL COMO QUANDO ESTAMOS FALANDO DE UM PRODUTO DE CONSUMO RESTRITO A CLASSE AA, UMA ELITE. NESTES CASOS O QUE PESA NA VENDA NÃO É O PREÇO MAS SIM A SATISFAÇÃO DE SER EXCLUSIVO.

PRAÇA

A PRAÇA É ONDE SE ENCONTRAM OS CLIENTES E É LÁ QUE NÓS REALIZAMOS AS VENDAS(TROCAS), SE POSSÍVEL VOLUNTÁRIAS.

UM FORTE EXEMPLO DE TROCA VOLUNTÁRIA É O SUPERMERCADO ONDE NOS É FORNECIDO UM CARRINHO DE COMPRAS E AS MERCADORIAS COLOCADAS NAS PRATELEIRAS NOS ATRAEM PÔR MARCA, APARÊNCIA, COR, DESENHO, ...E PREÇO. VAMOS COLOCANDO-AS NO CARRINHO E AO FINAL LEVADO-AS AO CAIXA, PAGAMOS VOLUNTARIAMENTE E ELEVAMOS TUDO PARA CASA SEM A INTERVENIÊNCIA DE NINGUÉM.

PONTO

É NA PRAÇA QUE ESCOLHEMOS O NOSSO PONTO OU O LOCAL ONDE MONTAMOS A NOSSA LOJA. OUVIMOS QUE O PONTO VALE TUDO NO MARKETING POIS É DETERMINANTE DO SUCESSO DE VENDAS. PÔR ISSO RECOMENDA-SE MUITO CUIDADO NA SUA ESCOLHA.

DEVEMOS COLOCAR A NOSSA LOJA ONDE ESTÃO OS NOSSOS CLIENTES POIS NOSSOS PRODUTOS ESTARÃO NA LOJA E CONSEQUENTEMENTE OS NOSSOS PRODUTOS ESTARÃO ONDE OS NOSSOS PRINCIPAIS CLIENTES ESTARÃO.

É SIMPLES TAL COMO LEVAR NOSSOS VENDEDORES, QUE NÃO SABEM PESCAR , AOS RIOS DO PANTANAL MATO-GROSSENSE. VÃO PESCAR QUERENDO OU NÃO POIS E SÓ JOGAR AO RIO UMA LINHA COM UMA ISCA E ESPERAR.

MAIS SIMPLES ENTÃO É LEVAR NOSSOS PRODUTOS A UM PONTO ONDE PÔR LÁ CIRCULAM CENTENAS E MILHARES DE POSSÍVEIS CLIENTES. IMAGINAMOS ENTÃO QUE ELES PODERÃO SER ABORDADOS PÔR NOSSOS VENDEDORES E COMPRAR E MAIS PODERÃO FAZER TROCAS VOLUNTÁRIAS COM MAIS VELOCIDADE.

PROPAGANDA - OU - O MKT DE COMUNICAÇÕES

TRATA-SE DO COMPOSTO DE MARKETING DE COMUNICAÇÕES

ONDE SE MISTURAM E SE CONFUNDEM INVESTIMENTOS EM PROPAGANDA/PUBLICIDADE, PROMOÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS.

DIZEMOS QUE SE UM MARKETING DE COMUNICAÇÕES FOR BEM FEITO E O PRODUTO ATENDER AS NECESSIDADES DO CLIENTE, ELE NÃO PRECISA TER PREÇO BAIXO, BASTA DIZER ONDE ELE SE ENCONTRA A VENDA, QUE É VENDIDO COMO ÁGUA.

QUEM FAZ PROPAGANDA VENDE MAS SE CONJUGARMOS O COMPOSTO DE MARKETING DE COMUNICAÇÕES COM O MARKETING INTEGRADO AÍ É DIFÍCIL DE NÃO VENDER.

***

3 - Perguntas e respostas dos visitantes da página

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1 - Gostaria de saber quais são os 10 p's do marketing ?
2 - Evolução do conceito de Marketing.
3 - Segmentação do mercado.
4 - O comportamento da mulher e o Marketing.
5 - Administração de produtos e marcas.
6 - Tecnologia da informação e o Marketing.
7 - Evolução das instituições de varejo.
8 - Propaganda como instrumento de Marketing.
9 - Marketing e globalização.
10 - Marketing para organizações sem fins lucrativos .
11 - Ecologia e Marketing.
12 - Marketing Industrial
13 - Produto - lançamento.
14 - Endomarketing - Relações Públicas
15 - MKT pessoal
16 - O Planejamento de Marketing
17 - Quais fatores que contribuiram para a adoção de conceitos e práticas de marketing pelas empresas prestadoras de serviços?
18 - QUAL A ORIGEM DO MARKETING?
19 - Mix - Produto X Preço
20 - Marketing e as contas estratégicas nas empresas
21 - Propaganda

Estamos trazendo para este local as perguntas de nossos visitantes, via e-mail.

1 - Gostaria de saber quais são os 10 p's do marketing ?

Em marketing nós falamos nos 5 ps que representam as 5 políticas do Mix de Marketing. Não devemos inventar novidades para buscar definições que não sejam as que os principais professores e consultores da matéria nos ensinam. Os demais ps são sub políticas do "p" principal.

Vamos lá. Pesquisar e Planejar como iremos tratar as políticas de: Produto, Preço, Praça( cliente - Ponto) , Propaganda (Publicidade, Promoção e Relações Públicas). Mais V, de Vendas. Aqui você já tem 10, uns principais e outros que fazem parte do complemento do MIX-MKT.

Danielli Sassi Nunes

Florianópolis

Atenção seu provedor de e-mail está com defeito. Remeti duas vezes e eles foram devolvidos. Estou tentando fazer aqui a sua resposta para que se você ler a mensagem possa fazer contato.

Aloisio.

Vamos as respostas logo após cada pergunta. São diversas sobre Marketing.

Caso você tenha mais outras a fazer eu responderei, mas veja se você se inscreve no meu curso de marketing on line no site da minha página principal e também consegue mais uns amigos que participem.

DA>Prezado senhor Aloisio Pombo:

DA>Estou fazendo uma pesquisa sobre o marketing, pois agora dia 31 irei

DA>fazer vestibular para Marketing e esta foi a primeira home page que me

DA>deu a definição de marketing, mas gostaria , se possível, uma orientação

DA>sobre os seguintes assuntos, já procurei em várias home pages e não

DA>achei nada.

DA>São estes os assuntos:

2 - Evolução do conceito de Marketing.

Na minha pesquisa do que os pensadores, consultores, professores e profissionais de marketing o principal conceito ainda é antigo, isto é:

O marketing visa a satisfação do consumidor e é através do marketing integrado (5 P's + V) (composto de MKT) é que as empresas e instituições podem prolongar os desejos e necessidades atendidas por um longo prazo, e quanto maior for este prazo mais o MKT fará efeito.

Antes que você pergunte o MKT nunca foi só propraganda, ela faz parte de uma de suas pernas no composto de MKT, isto é, o composto de comunicações.

3 - Segmentação do mercado

Segmentação do mercado é dividi-lo em segmentos. Cada uma destas partes deve ser feita a análise de nossa participação do nosso produto no bolo. É como se você fatiasse o mercado como por exemplo:

Tamanho dos seus clientes - Micro, pequenos, médios, grandes, gigantes

Tipo de cliente - Indústria, comércio, serviços, agropecuária, governo, ONG, pess. física.

Tipo do tipo - Indústria moveleira, química, construção, confecções, ..., ..., .

Governo federal, estadual, municipal,

Por região - Norte, sul, leste, oeste, centro, outras regiões, outros estados, outros países

Por sexo - Masculino, feminino.

Por renda - baixa, média, rica, classe A

Tem muito mais.

4 - O comportamento da mulher e o Marketing.

Profissional. É ou deverá ser o mesmo do que do homem.

Consumo. Para ela o consumo é lazer. Para ele ir as compras irrita.

 

5 - Administração de produtos e marcas

É tarefa do gerente de MKT gerenciar produtos e marcas. Eles tem vida e quanto mais longa, produtiva e lucrativa for sua vida mais a empresa também terá uma vida longa.

O MKT é um método de gestão empresarial que requer a ação constante de seus dirigentes. É uma atividade que se administra de forma integrada e no MKT não se deve fazer nada isolado. Cada publicidade que se faça deve ser pensada no que ela irá ajudar no prolongamento da vida do produto, imagem, marca, ..., ..., ...,.

 

6 - Tecnologia da informação e o Marketing.

O database marketing é fundamental a qualquer organização. A análise dos fatos e resultados deverão estar sempre ligados a segmentação de mercado.

Existem bancos de dados e gerenciadores de informações que as multinacionais utilizam, que proporcionam dados que poderão ser muito úteis as empresa, e outros que são gerados que não são interpretados ou entendidos.

 

7 - Evolução das instituições de varejo.

Esta evolução está mais desenvolvida nos supermercados, lojas de departamentos e shopping centers. O resto participa, no total das estatísticas, com apenas 15% dos produtos de varejo.

Os pequenos estabelecimentos de rua estão sendo engolidos nas principais cidades de todo o mundo, e perdendo clientes para os acima citados.

8 - Propaganda como instrumento de Marketing.

Já falei. Propaganda faz parte do MKT de comunicações. Não é um instrumento mas sim uma ferramenta que faz parte do composto de MKT. Ela só não deve ser usada, como aliás ocorre indevidamente nas empresas.

"- Há não estou vendendo nada ! Vou fazer MKT. Vou colocar um anúncio no rádio !." Isto é jogar dinheiro fora !

9 - Marketing e globalização.

A globalização teve um efeito muito forte no marketing.

Já há alguns anos que nós vemos percebendo que o MKT vem trabalhando as marcas globais, isto é, produtos que são fabricados em um determinado pais passa a receber a marca da empresa de origem, absovendo nomes tradicionais, porém regionais ou locais, sem expressão mundial.

Geralmente trabalha-se com nomes de 3 a 6 letras para facilitar a memorização, apesar que no país de destino resulte num nome sem nenhum sentido. Nike. Just do it. E ponto. CocaCola. Sabor e emoção. E ponto. E daí vai MOVA, POMBO, para não falar em IBM e BMW, empresas de grande expressão mundial.

O MKT e a globalização se intensificou também devido a formação dos blocos econômicos dos países mais fortes da Europa, EUA-Canadá-México, Mercosul, etc., onde as empresas querem montar suas fábricas num destes países para poder participar dos mercados deles resultantes. Pelos jornais você lê o resto.

As privatizações aqui e em todo o mundo tem levado muitas empresas, líderes em seus países ou blocos, a entrar em outros mercados, veja o caso das telecomunicações no Brasil, Bancos, infraestrutura, etc. e em todo o mundo está ocorrendo o mesmo movimento.

Aí vem o MKT das empresas para ganhar produção, mercado e espaço.

10 - Marketing para organizações sem fins lucrativos

É o mermo que ocorre com as instituições lucrativas.

ONG faz barulho para aparecer de graça na mídia. Veja os espertos do Greenpace. Verbas e mais verbas são doadas para que suas boas ações tenham continuidade. Cada movimento que fazem gritam e cantam mais do que galinha depois que pôe ovo.

As organizações sem fins lucrativos tem que defender seu produto. O bem que produzem para a população. A um preço, a busca dos serviços prestados a uma população carente ou não. Uma praça ou clientela, isto é, aqueles que se sensibilizarem ou se identificarem com os serviços prestados por ela. Uma propaganda que pode ser uma instituição ou empresa que se identifique com este tipo de assunto e abrace os custos da campanha publicitária. A venda. Vender a idéia de que os que está sendo feito por esta organização sem fins lucrativos é válida e de que todos devem apoiar aqueles que os ajudam a divulgar este trabalho. A PROMATRE no RJ, a ABBR no RJ, e muitas outras organizações dete tipo merecem o nosso respeito, e auxílio.

11 - Ecologia e Marketing.

É mais ou menos a técnica que eu apresentei acima sobre as instituiçoes sem fins lucrativos.

Geralmente são políticos se se vestem de verde para ganhar os votos da população que se sensibiliza. Fala textos e idéias corretas e se beneficiam com os votos. Alguns continuam a defender a ecologia depois de eleitos. Isto dá muitos votos e continuará a dar por muitos anos.

Os estados e municípios deveriam usar este MKT para projetar a sua imágem perante a sua população e turistas. O que é feito é muito pouco. Burrice dos dirigentes políticos.

12 - Marketing Industrial

9/12/98 - Boas tardes

Eu sou aluno do ISLA-Leiria em Portugal e estou no curso de Gestão de empresas e tenho de fazer um trabalho sobre Marketing Industrial e não consigo obter informações sobre esta área agradecia que o senhor me desse uma ajuda através de links na internet ou que me desse a bibliografia de livros que refiram esta matéria.
Agradecia a sua atenção ao meu e-mail

Caro patrício sem nome.

Fico feliz por receber este e-mail de além mar. Gosto de Portugal e de seu povo. Sou neto de portugueses imigrantes.

Volte a fazer outras perguntas e divulgue o meu site sobre administração em sua faculdade e empresas que você tenha amigos.

Registre-se no meu futuro curso de marketing on-line, e consiga alunos para me ajudar e levá-lo em frente.

Se você conhecer algum site de busca que os portugueses utilizam, eu gostaria de ser informado, para colocar minha homepage lá registrada.

Vamos a sua resposta.

O Marketing Industrial tem as mesmas estratégias, táticas, técnicas, conceitos, etc. do Marketing geral. Vá ao meu site e leia o que eu tenho lá.

Lógico que pequenas mudanças terão que ser observadas, mas de intensidade de aplicação, e não de conceitos e técnicas.

Um rápido e pequeno exemplo que eu lhe dou é que o MKT Industrial tem que se preocupar com o produto mais do que o comercial. Costumamos ter na indústria a gerência de produto, ou de famílias de produtos, dirigida por uma pessoa, já que todo o cuidado com a vida do produto é pouco.

Quando a indústria lança um produto ela tem em mente os custos de projeto, os custos de lançamento, os custos de sustentação de sua vida. Por estes custos passam, o protótipo, os primeiros produtos fabricados, a assistência técnica pré e pós venda, a sustentação de projetistas acompanhando o desemprenho do produto no mercado, etc. , etc., e, ...., etc.

No comércio não ocorre este passo. Descobre-se que a mercadoria não é aquilo que esperavamos dela, procuramos outro fornecedor. Ponto. Final.

Outra invormação, o MKT Industrial requer que trabalhemos o preço de forma muito mais afinado com os cusos de produção e sua sustentação no mercado durante sua vida. Vamos lá. Lançamos o produtos por R$7,50 a unidade, mas nossos custos de produção não passam de R$4,32. Gastamos verbas com o MKT de Comunicações (propaganda), gastamos com o pessoal de projeto e assistência técnica, gastamos com devoluções e reposições ao comércio, etc.

Chega um ponto, após uns 6 a 8 meses, após o produto ser lançado no mercado que estes custos já não são necessários, e temos o concorrente em nosso calcanhar. Aí aplicamos o MKT-MIX, reduzimos o preço, de acordo com a demanda, e a nossa capacidade de fornecimento, além de ficar de olho se o produto não irá se deteriorar perante os nossos clientes, por ficar muito barato ou popular. Aí poderemos estar iniciando o processo de sua morte.

É longo e bonito o trabalho.

Não tenho um livro que possa lhe recomendar, mas faça mais perguntas que eu lhe responderei.

um abraço
Rio de Janeiro/RJ
Aloisio Pombo de Miranda Santos

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13 - produto - lançamento.

Alcidinei - ATENÇÃO - Seu e-mail está com problema pois lhe remeti dois e foram devolvidos. Faça contato.

Vamos a sua pergunta sobre marketing do Alcidinei

Que aspectos devem ser considerados por uma empresa, quando da decisão de

acrescentar mais um produto em uma linha já existente?

Primeiramente a gestão empresarial deverá ler o Planejamento Estratégico de Marketing. Como premissa, lembro dois aspectos principais, o primeiro é de quem é a gestão do MKT, e quem irá abrir e ler o planejamento. A segunda é de que numa empresa não se deve fazer nada sem planejamento.

Primeiro a gestão do MKT é de quem tenha o domínio total da visão empresarial, mas todos os lideres deverão gerir seus setores com uma visão estratégica de MKT, então todos os lideres terão condição de opinar sobre o lançamento. O segundo é o planejamento que deve fazer parte de todas as empresas.

Então ao se rever o planejamento de MKT veremos se o novo produto está lá inserido, e se não, o que ele poderá contribuir para a empresa nos próximos dois anos. Caso tenha sido uma idéia que surgiu ao vento e o novo produto seja indispensável para o mix dos que fazem parte da grade de produtos existentes, o planejamento estratégico de marketing deverá ser revisto imediatamente e o novo produto inserido. Caso contrário abortada ou adiada a idéia. Chega de loucuras.

Tem muito a se falar sobre esta decisão. Faça mais perguntas específicas.

Como se justificam os produtos novos lançados no mercado (novos p/ a empresa)?

Não entendi bem esta pergunta. Mas vamos lá.

Um produto se justifica se estiver inserido no planejamento. Ele pode ser lançado para combater concorrentes, lançado para fortificar um produto principal de nosso MIX. Pode ser um produto promocional que lançamos só para trazer clientes para nossa loja. Poderá ser um produto para reforçar a imagem de nossa empresa. Poderá ser um produto que se justifique o lançamento para promover nossa marca ou dar mais estatus ao MIX de todos os produtos ou reforço de marca, de ponto.

Uma coisa é certa: Um planejamento estratégico de MKT terá sempre que buscar lançar produtos para fortificar a empresa, para que ela cresça, para ganhar mercado, etc. Um produto é lançado sempre dentro da sinergia de mercado, clientes, equipes de vendas, etc., isto é, produto que pucha produtos que pucha clientes, etc.

Um abraço.
Aloisio Pombo de M.S.

14 - Endomarketing - Relações Públicas

9/12/98 - Atuo na área de Recursos Humanos em Belo Horizonte e gostaria de saber se vocês têm algum curso na área de Endomarketing. Caso não tenham, gostaria que me indicassem, se possível, alguma instituição que ministre tal curso ou então me fornecessem alguma bibliografia à respeito.

Atenciosamente,
Luciana.

O Endomarketing é um termo que se refere a uma das pernas do Marketing de comunicações. Propaganda que se divide em Publicidade, Promoção e Relações Públicas.

Relações Públicas internas ou Endomarketing, é assim, segundo o meu parecer, que deve ser estudado. Estaremos então aplicando o Marketing para nossos funcionários, gerentes, diretores e acionistas.

Uma das formas de motivação mais desejada por funcionários, é trabalhar em uma empresa que seja reconhecida pela comunidade como excelente. Pode estar recebendo uma salário bem baixo, mas não importa, abre a boca e diz.: - " Trabalho na Filizola !." Quando gerenciei a regional Rio desta empresa eu ouvia meus funcionários dizer a toda hora para seus colegas pelo telefone. "- A Filizola me dá um carro para trabalhar."

E por aí vai. No seu curso de Recursos Humanos você terá que conhecer muito sobre este tema e praticá-lo constantemente em suas empresas.

Não tenho em mente livros que possa lhe recomendar, mas em futuro terei no meu site de Marketing um site com recomendações bibliográficas sobre o tema e diversos outros.

Faça perguntas específicas que responderei.

Peço que divulgue o meu site em sua faculdade e empresa, pois preciso de contratos de consultoria.

Rio de Janeiro/RJ

Aloisio Pombo de Miranda Santos

15 - MKT pessoal

19/10/98
Márcia
O MKT pessoal é um tema muito importante.

Gostei muito de seu site e gostaria de fazer uma pergunta, pois sou

aluna de Propaganda & Marketing e estou encontrando uma certa dificuldade

para concluir um trabalho sobre marketing pessoal. Qual a importância

do mkt pessoal e qual a melhor maneira de se fazer um bom mkt pessoal.

Grata por sua ajuda,

Márcia Várea

Volte a minha homepage e lá você encontrará um site sobre Marketing. Quanto as referências bibliográficas creio que nas editoras Campus e Makron Books você encontrará muitos livros que tratam do tema.

A segunda sugestão é você procurar a revista Exame, creio que de abril ou maio 98, que tratou desta matéria. Mande um e-mail para eles e pergunte se eles tém esta matéria na web, servicos.exame@email.abril.com.br , informe-se na revista ou visite bibliotecas que tenham este números antigos.

Na minha página principal, no site globalização e desemprego, você encontrará um bom material que eu escrevi sobre o marketing de relacionamento, o networking. Lá você encontrará muita coisa.

Na hp você terá, em futuro, mais informações a este respeito de marketing um curso inteiro, com debates e "cases". Convide seus amigos e colegas para participar e forme um grupo de estudo. Volte lá e se cadastre.

Qual a importância do mkt pessoal e qual a melhor maneira de se fazer um bom mkt pessoal.

A importãncia do MKT pessoal é você estar investindo na sua empregabilidade e na ampliação do seu networkmarketing para que seu nome seja sempre lembrado quando alguém precisar de um profissional de sua área, que não seja muito competente, mas se enquadre próximo daquilo que a empresa esteja procurando. Lógico que sempre busque ser competente, mas sabemos que tem sempre alguém que sabe mais que nós, só que não mosta a cara e tem pavor de se comunicar.

A segunda resposta você encontra na minha homepage como já informei. Mas veja o meu exemplo, estou na web prestando um serviço que é parte gratuito para divulgar meu trabalho. Tenho visitantes brasileiros nos EUA, Austrália, etc.

Estou disponível para cursos, palestras, seminários em sua empresa, faculdade, mediante um orçamento sem compromisso.

Aloisio Pombo de Miranda Santos

16 - O Planejamento de Marketing

19/10/98
Carolina

O Planejamento de Marketing tem em seu conteúdo a missão, a visão e a definição de objetivos

O conjunto de Objetivos da empresa tem que ter como base a missão que a empresa, ou seus dirigentes, traçaram para seu futuro.

A visão é o que todos os lideres deverão ter do planejamento e do seu controle e gestão para seu atingimento. É básico para todas as empresas que todos os lideres tenham a visão do negócio. A visão é um dos princípios da qualidade total, a gerência participativa, o comprometimento, dissiminação das informações. Se todos os lideres souberem por onde começar, e, onde a empresa espera que seu trabalho termine, teremos colaboradores fantásticos em nossas corporações.

Deu para desenrrolar ?

O planejamento deverá ser de curto, médio e longo prazo e deve ser controlado a cada 3 meses, caso surja algum fato novo a revisão poderá ocorrer.

Existem objetivos possíveis, mas que não fazem parte do nosso planejamento, possíveis mas que irão dispersar nossos esforços. Existem objetivos que desejamos e que gostariamos de aplicar em nossas empresas, mas utópicos. Os objetivos devem ser listados e priorizados por todos os lideres e definidos quais deverão fazer parte de nosso planejamento.

Esta resposta é curta, mas já falei muito. Não acaba aqui. Tem muito mais. Leia sobre o tema. Faça perguntas específicas que responderei.

Leia livros de Marco Aurélio Ferreira Vianna e de Agrícola Betlen, , ambos da COPPEAD-RJ, eles são os melhores do Brasil que conheço.

um abraço

Rio de Janeiro/RJ

Aloisio Pombo de Miranda Santos

17 - Quais fatores que contribuíram para a adoção de conceitos e práticas de marketing pelas empresas prestadoras de serviços?

RA>1. Quais são as estratégias de marketing para empresas de serviços?

Caro visitante.

Toda e qualquer empresa prestadora de serviços, comercial, industrial, agropecuária, ONG, governamental, etc. precisam adotar conceitos e práticas de marketing.

Leia no meu site http://www.aloisiopombo.com.br/ Marketing, o que eu penso sobre esta atividade.

As estratégias de MKT p/ empresas de serviços serão as gerais de MKT mas deverão ser escolhidas de acordo com a empresa e os objetivos de sua diretoria. Não é possível se tratar linhas gerais e que sejam aplicadas aleatoriamente em todas as empresas. Cada empresa monta o seu planejamento estratégico de MKT e lá traça as estratégias para atingí-lo no tempo especificado.

Muito boa a sua pergunta. Faça outras.

18 - QUAL A ORIGEM DO MARKETING?

As origens do marketing, principalmente de como ele hoje é, datam dos anos 50. Empresas como a Gessy Lever e Colgate Palmolive em seus segmentos, Elizabeth Arden e Pond's, por outro lado, foram grandes precursoras do MKT. Outras empresas que fizeram um forte trabalho nesta técnica foram as de produtos farmaceuticas européias e americanas. Um outro segmento que também mostrou-se agressivo no uso da técnica foi o automobilístico. Não posso deixar de citar aqui, mesmo não aprovando, foi o ramo de bebidas e fumo. Bebo mas tenho restrição ao seu uso abusivo e os males que proporcionam.

Estas indústrias, dentre outras, deram início ao uso desta moderna técnica que até hoje é uma técnica ideal de gestão empresarial. Veja no meu site o que eu penso sobre o tema.

FR>QUAIS AS TÊNDENCIAS NOBRASIL E NO MUNDO?

Hoje Inglaterra, EUA, Holanda, Brasil, Alemanha, Japão, lideram com seus profissionais a aplicação das técnicas de MARKETING em todo o mundo.

19 - Mix - Produto X Preço

Viviane.

Preço é um dos Pês do MKT-MIX e deve ser trabalhado em conjunto com os demais dos 5 Pês + V.

O preço é estratégico e tem vezes que deve ser tão alto que poucos possam comprar o produto e assim torná-lo seletivo a um grupo de clietes. Outros momentos o preço deve ser o mais baixo possível para se alcançar os objetivos de conquista de mercados e derrubar os concorrentes.

Isto vale para novos produtos e para tradicionais antigos. Preço baixo pode queimar a imagem do produto no mercado e nunca mais ele se restabelece.

 

20 - Marketing e as contas estratégicas nas empresas

Marcia.

Contas estratégicas:

Diferenciação - O produto precisa ser diferenciado para que seja mostrado o quanto ele vale. Nunca devemos tomar como base o valor preço, é uma atitude pobre. A empresa precisa ser diferenciada, o produto também, o atendimento mais ainda, etc. Até mesmo marcar um preço maior que os demais concorrentes ou de produtos similares é diferenciá-lo dos demais do mercado.

A teoria do valor nos ensina que deveremos estar preparados e treinar os nosso pessoal de atendimento para fazer o cliente perceber a diferença do nosso produto e empresa das demais existentes no mercado com: Atendimento ao cliente melhor e mais técnico. Variedade marcas de produtos em estoques. Entregas imediatas. Pessoal treinado para assistência técnica ao cliente. Facilidade nos planos de pagamento. Variedades de modêlos, cores, tamanhos, ...etc. Confiabilidade - o que se vende é o que se anuncia. Respeito ao cliente. Ouvir e pesquisar que tipo de produto e atencimento o cliente tradicional quer que tenhamos para servi-lo.

Muitas destas técnicas são contrárias a técnica "Just In Time", que eu costumo dizer para meus clientes que ela também pode se chamar - justing frito -, porque a empresa fica economizando custos financeiros de manutanção de grandes estoques, mas perde violentamente no pronto atendimento ao cliente e pelo abandono de clientes que percebem que nós não temos pronta entrega.

No Brasil as empresas não estão preparadas para a imediata reposição de nossos estoques e a perda de vendas pela adoção desta técnica costuma ser forte.

Lucro - Sempre. Deve ser a primeira razão da existência de uma empresa. Qualquer "guru" que diga o que disser sobre este tema eu brigo. O brasileiro com sua (minha) formação cristã e com ranso da nobreza portuguesa, sempre ouviu dos regiliosos que o lucro é obra do demônio e que é pecado perseguí-lo. Os nobres sempre exploravam os comerciantes e deles retiravam os impostos, mas nunca sujavam as mãos com dinheiro vindo do comércio.

Lucro, muito lucro para que possamos ter produtos de classe para atender imedatamente as necessidades de nossos clientes, em quantidade, variedade, condição de pagamento, etc., isto é devolver o lucro ao nosso, "Rei", cliente. Pagar muito bem aos nossos funcionários de atendimento, e treiná-los adequadamente, para que o nosso "nobre" possa continuar feliz e voltar a comprar de nós.

Obter lucro para a sobrevivência de nossa empresa, pois quando você for a falência ninguém, digo NINGUÉM irá lhe socorrer, muito pelo contrário, irá lhe chamar de otário ou de um péssimo empresário.

Qualidade - TQM, TQC, CCQ, Qualidade no trato do meio ambiente, Qualidade na proteção do trabalhador contra acidentes e exposição dele a trabalhos perigosos e uso da mão de obra adequada, qualidade mas com preços que o cliente possa pagar ou que esteja na média do mercado.

21 - Propaganda

Caro visitante sem nome e sem texto.

Recebi seu e-mail sem nada escrito, a não ser o topic propaganda.

Já que você não perguntou nada eu vou descrever algo para lhe esclarecer sobre esta atividade do marketing de comunicações. Nesta área encontramos três atividades que estão sendo trabalhadas sempre em conjunto e uma se destaca mais que a outra, a saber: A propaganda é feita através da publicidade que se veicula nas mídias próprias. A promoção de vendas funciona como um meio de indizir o cliente a comprar ou experimentar pela primeira vez um determinado produto para que depois nós busquemos a sua fidelidade. As relações públicas que cuida da imagem institucional da empresa, produto, pessoa, ou organização.

Como vimos a propaganda faz parte do MKT de comunicações e deve ser utilizada dentro do planejamento estratégico de marketing e nunca isoladamente.

 

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4 - EXEMPLOS DE CASOS

Este local receberá um resumo de alguns casos de marketing, para melhor discussão dos nossos visitantes.


NOTA !!! ATENÇÃO !!!

Não mande seus casos "cases" em textos em arquivos anexados. Nós não abrimos estes arquivos pois eles podem conter vírus. Não que os nossos amigos iriam fazer isto, mas a web é um terreno aberto a todos e vale a pena se precaver.
Escreva e remeta sempre seus "cases" no próprio programa de e-mail

CASE NÚMERO UM

Aceito que você participe de debates e perguntas. Use o e-mail. Divulgue este case em sua cidade, empresa, faculdade, amigos. Coloque-os em debate. Faça deste ponto virtual um sucesso. Dê a sua colaboração e sugestão.

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FIM

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Temas atuais que envolvem o Brasil e suas empresas

Mais uma página do INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO MOVA LTDA

Temas Atuais
Este site foi criado para informar aos visitantes opiniões, sobre o que ocorre no Brasil e os reflexos sobre empresas.

1º Tema
"O Real após a desvalorização"

2º Tema
"O que pensam os formadores de opinião"

3º Tema -
O que é um
formador de opinião

  Este site é para funcionar como um jornal ou revista, onde os assuntos vão sendo expostos de acordo com o que esteja acontecendo no momento.

 

Página Acessória Tipo Jornal
E-MAIL - GRATO P/ VISITA
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MOVA-UMA CONSULTORIA EM ADMINISTRAÇÃO A DISPOSIÇÃO DE NOSSOS CLIENTES, PARA CURSOS, PALESTRAS,   SEMINÁRIOS - ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO - Administração de Pequenas e Médias Empresas - Gerência de Vendas - Técnicas de Vendas e Negociação - Marketing - Administração de Cadastro, Crédito e Cobrança - Técnicas do Bom Atendimento ao Cliente. Formação de uma Equipe de Vendas. Telemarketing -

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1º Tema - "O Real após a desvalorização"

Em meados do mês de janeiro o Real foi desvalorizado. O Banco Central criou uma nova banda para o Real flutuar na ordem de 8%, mas o mercado sentiu que o Governo "piscou", daí veio a metralha e os mísseis. O Banco Central não resistiu, caiu o segundo presidente, e a paridade Real / Dolar passou a flutuar.

Esperava-se que uma desvalorização levasse o valor de Real/Dolar para R$1,32 a R$1,38, mas o chamado overshooting alcançou R$2,15 e agora, em 18 de fevereiro, ele vem oscilando em torno de R$1,92. Qual será seu valor ao final desta trajetória ?

Alguns especulam que o valor irá se estabilizar entre R$1,55 e R$1,60, e outros acham que a conversão irá ficar no valor imaginado no momento que dizim que o Real valia, mais a inflação do respectivo período até a sua estabilização.

Vamos aos números. O Dolar valia R$1,21 antes de se começar a mexer com as bandas e a flutuação. Diziam que ele estava sobrevalorizado em 25%, agora ele está sobre valorizado em 35%, após um overshooting de 58,5%. O Real vinha sendo corrigido a base de 7%a.a. . Havia outro fator, muito significativo, as moedas europeias e japonesas havim sofrido uma valorização perante o Dolar na ordem de 7 a 15% mais ou menos. Como a nossa referência de troca é em Dolares, nossos preços perante os países europeus e Japão já estavam desvalorizados naqueles percentuais. Se colocarmos a correção de 25% sobre R$1,21 teremos o Dolar se estabilizando em R$1,51. Mas se nós colocarmos uma desvalorização do Dolar perante as moedas européias e mais a desvalorização anual do Real, a paridade Real/Dolar poderia ficar em R$1,36. Podemos então falar nesses valores para ocorrer nos meses de maio a julho.

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Este site tem por finalidade prestar um serviço gratuito, com o objetivo de promover a página do Prof. Aloisio Pombo, diretor técnico do Instituto de Administração MOVA Ltda, para que ele consiga mais contratos de prestação de serviços como consultor, expositor de cursos, palestras, seminários sobre os temas de seu domínio. Todas as informações aqui transcritas são de sua inteira responsabilidade e não representam a última saída ou a única solução para as dificuldades dos que consultarem esta homepage.

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2º Tema - "O que pensam os formadores de opinião" - Resumo do que escreveram

Joelmir Beting - O Globo de 14/2/99 página 23

Não perder o juízo. - Assunto Dolar e o turismo.
A guinada do câmbio enche a bola do turismo doméstico. Ela estreita o turismo no exterior. O presidente da Embratur Caio Luiz de Carvalho comemora mas adverte que os empresários do setor não devem dolarizar seus preços para não assustar os turistas.
O setor de turismo deverá crescer entre 10 e 12% para um mercado de US$32 bilhões, ou 3,5% do PIB FIPE/USP. O fluxo de turistas deverá ser aumentado em 20% e no ano de 1998 foi de 5,5 milhões de estrageiros. Digo eu, some um incremento também do turismo nacional, já que com o dolar mais caro o turismo externo irá se reverter para o interno.
A taxa de ocupação média no Rio e SP no ano bateu um recorde com 72% de ocupação.

Flávia Oliveira - O Globo de 14/2/99

Um mês de câmbio livre. O que ocorreu em diversos países que deixaram a sua moeda flutuar em diversos países do mundo.
Coréia do Sul................Dolar mais 56% - Bolsa de valores menos 26% - 14/11/97
Tailândia........................" ........." ....29% - " .............."............"......26% - 2/7/97
México.........................."...........".....48% - ".............."............".......21% - 20/12/94
Rússia............................"...........".....98,5%-"............."............".......56% - 17/8/98
Brasil............................."..........."......56,7%- "............".........mais....51% - 13/1/99

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3º Tema - "O que é um formador de opinião"

Um formador de opinião é uma pessoa de prestígio que é ouvido ou lido, exprime a sua opinião sobre temas e assuntos que lhe são perguntados ou não. Domina o tema ou fala do assunto conforme o seu próprio pensamento.

Podemos tomar como exemplo um jornalista, experiente, do tipo Joelmir Beting, Mirian Leitão, Boris Casoi, e outros.

Outro exemplo vem de artistas que são ouvidos sobre temas diversos e que muitos não são especialistas no assunto mas emitem sua opinião sobre o que lhe foi perguntado. Caetano Veloso, Chico Buarque,

São políticos influentes nos seus redutos ou de expressão nacional que no seu dia-a-dia emitem sua opinião por cada fato que ocorre no Brasil. Suas opiniões são colhidas por jornalistas de TV ou da mídia impressa e, imediatamente, seus seguidores sabem o que dizer pois passam a adotar seu pensamento.

Os líderes sindicais agem da mesma forma que os políticos.

Assessoria de imprensa. É uma técnica de cominicação que um formador de opinião utiliza para se movimentar na mídia e aparecer.

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