Igreja Virtual Evangélica

Os Verdadeiros Pregadores da Palavra

João Calvino (quase 500 atrás)

A verdade de Deus não coça nossos ouvidos; pelos contrários, ela os golpeia e os queima. Ela reprova, de repente, convence; depois, exorta e encoraja. Os pregadores da Palavra tem de ser cuidadosos em manter esse equilíbrio.

Não devemos fazer de nossa própria experiência uma regra para os outros.

A palavra de Deus é uma bússola; Jesus é tanto sua estrela polar como seu sol de justiça; seus corações e seus rostos estão todos voltados na direção de Sião.

O Senhor no primeiro chamamento e nos seus atos providenciais subseqüentes, atenta para a situação, o temperamento e os talentos de cada um, bem como para os serviços ou provas especiais que lhe designou.

Um pastor ignorante não faz qualquer crédito para seu senhor.

Um dos fatores que os capacitará a cumprirem sua função de portadores de luz é a pose de um ponto de vista bíblico a respeito do intelecto. Os ministros do evangelho têm de possuir uma opinião correta a respeito do lugar vital da mente da vida cristã, em geral, e do ministério cristão, em particular, a fim de serem guias espirituais dignos de confiança. Estamos em uma época de antiintelectualismo sem fundamentos da Bíblia, por um lado, e de hiper-intelectualismo não-santificado, por outro lado.

Ele prossegue afirmando que os verdadeiros pensadores cristãos parecem não existir em nossos dias. “O crente moderno sucumbia à secularização”

A mente do homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus inventará um ídolo, segundo sua própria razão.

Uma gota de graça vale mais do que um mar de dons.William Jenkyn